Entre os muros da escola
Coluna foi publicada no sábado (04)
Criado em abril pelo governo Lula (PT), o grupo de trabalho sobre violência nas escolas concluiu seu relatório. Elaborado por 68 especialistas, ele aponta a escalada do extremismo e da cultura armamentista nos últimos anos entre as principais razões para o aumento no número de ataques às instituições de ensino no Brasil. O GT contabilizou 16 em 2023, mais do que o dobro dos sete do ano anterior. A falta de controle sobre os discursos de ódio nas redes sociais e o bullying também são destacados no texto.
Caminhos
O relatório sugere, entre as propostas de enfrentamento, controle rigoroso sobre armas de fogo, proibição do acesso de crianças a clubes de tiro, responsabilização de plataformas digitais pela circulação de conteúdo extremista, promoção de políticas de saúde mental e fortalecimento da educação antidiscriminatória nas escolas.
Baliza
Divulgado na noite da sexta-feira (03), o relatório foi organizado por Daniel Cara, dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A expectativa é a de que o material inspire a criação de novas políticas pelo governo federal.
Ela, não
Lideranças de movimentos sociais têm conversado com ministros do governo Lula para pressionar pela manutenção de Inês Magalhães na vice-presidência de Habitação da Caixa Econômica Federal.
Coisa nossa
Essa vice-presidência cuida do Minha Casa, Minha Vida, especialmente da modalidade Entidades, da qual os movimentos de luta por moradia participam com força. Essas lideranças dizem que se trata de área muito estratégica para ficar com um indicado do Centrão.
Ajuda
O Ministério da Saúde criou um comitê para atuar no atendimento de 113 mil indígenas que foram afetados pela seca na Região Norte. Segundo a pasta, são 1.511 aldeias da região cujo acesso fluvial está prejudicado. O comitê será responsável por dar suporte logístico, o que inclui a contratação de horas de voo para locais inacessíveis, e distribuir cestas básicas.
Histórico
Aprovada na Câmara Municipal de São Paulo, a reeleição ilimitada para a presidência já foi vetada pelo STF ao tratar de assembleias legislativas estaduais.
Regra
Em 2021, o STF fixou tese de que é inconstitucional “a reeleição em número ilimitado, para mandatos consecutivos, dos membros das Mesas Diretoras das assembleias para os mesmos cargos que ocupam, sendo-lhes permitida uma única recondução”.
Tá dominado
Em São Paulo, a aprovação da alteração abriu caminho para Milton Leite (União Brasil) buscar o quarto mandato consecutivo como presidente. A judicialização é improvável, pois Leite é apoiado inclusive pelo PT na Casa.
Até que enfim
O governo Lula estuda criar campus do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) em Cidade Tiradentes, na zona leste da capital, demanda antiga de moradores da região.
Disputa
O projeto ganhou impulso com a oferta de cessão de terreno municipal pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), além de subsídio nas contas de água, internet, entre outras. Cidade Tiradentes é reduto histórico do PT, que em 2024 apoiará Guilherme Boulos (Psol) na eleição para a Prefeitura de São Paulo.
Aliança
O ministro das Cidades, Jader Filho, irá assumir o comando do Minurvi (Fórum de Ministros e Máximas Autoridades de Habitação da América Latina e do Caribe) na quarta-feira (08). A entidade é responsável por promover a cooperação dos países na área de desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos.