Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

TRIBUNA LIVRE

OCB/ES: há 51 anos fortalecendo o cooperativismo capixaba

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (04)

Carlos André Santos de Oliveira | 04/09/2023, 14:11 h | Atualizado em 04/09/2023, 14:12
Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna



          Imagem ilustrativa da imagem OCB/ES: há 51 anos fortalecendo o cooperativismo capixaba
Carlos André Santos de Oliveira é diretor-executivo do Sistema OCB/ES |  Foto: Arquivo/AT

As cooperativas são um modelo de negócio com princípios, modo de atuação e legislação únicos. Alguns dos diferenciais desse modelo societário são o trabalho coletivo, a participação econômica dos membros nas decisões e resultados do empreendimento e o desenvolvimento de ações que beneficiam não só a economia, mas também a sociedade.


No Espírito Santo, o movimento cooperativista é representado pela OCB/ES, organização que completa 51 anos no dia 4 de setembro. A instituição foi fundada em 1972, por iniciativa de 36 representantes de cooperativas do Espírito Santo, com o intuito de fortalecer o trabalho do cooperativismo capixaba.

Esse trabalho tem gerado resultados sólidos em todo o estado. De acordo com a última edição do Anuário do Cooperativismo Capixaba, as cooperativas representam 5,5% do PIB nominal do estado, reúnem mais de 610 mil cooperados e empregam 9,9 mil colaboradores. Elas atuam em sete ramos distintos de atividade, da agropecuária ao crédito, da saúde ao transporte. Também existem coops de consumo, trabalho, infraestrutura.

Além de nos mostrarem a evolução das cooperativas capixabas, esses números carregam uma história que é motivo de orgulho para o nosso movimento. Começamos pequenos, mas com a certeza de que a união nos levaria sempre mais longe, rumo ao sucesso e ao reconhecimento da viabilidade econômica e social do cooperativismo.

Foi por volta de 1930 que as primeiras cooperativas começaram a surgir no estado, principalmente em áreas rurais. Depois veio a fase de diversificação dos ramos e segmentos de atuação, com o surgimento de coops também nas áreas urbanas. Três décadas depois, a criação de novas cooperativas e o aprimoramento da atuação daquelas que já existiam cresceu.

Nesse cenário, era vital que houvesse uma instituição para prestar apoio às cooperativas capixabas e que pudesse servir de ponte entre elas, o Poder Público e toda a sociedade. Essa foi a conjuntura que instigou a criação da OCB/ES, instituição que já nasceu com um propósito muito claro e nobre, que é cumprido e honrado até hoje.

Temos muito orgulho em representar as nossas cooperativas e contribuir para o seu desenvolvimento há mais de meia década. Somos e queremos continuar sendo companheiros leais, estimulando o seu crescimento a longo prazo. Da mesma forma, nossos parceiros e a população podem continuar contanto conosco e com as coops para construirmos uma sociedade e economia mais justa, próspera, ética e colaborativa.

Por fim, ressalto que a história da OCB/ES é fruto da dedicação e sonhos de muitas pessoas. Por isso, cada novo aniversário da organização merece ser lembrado com carinho e celebrado com alegria. Que esses 51 anos possam ser apenas o início de uma imensa trajetória de cooperação. Vida longa à OCB/ES e ao cooperativismo capixaba!

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Tribuna Livre

Tribuna Livre, por Leitores do Jornal A Tribuna

ACESSAR Mais sobre o autor
Tribuna Livre

Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre

Leitores do Jornal A Tribuna

Tribuna Livre