Um Dia dos Pais inesquecível na Grande Vitória
Atrações não faltam para que o próximo domingo (13) seja cheio de vivências especiais e renda belas memórias
Escute essa reportagem

Companheiro de aventuras, parceiro, super-herói, melhor amigo. Essas qualificações costumam ser usadas para definir uma palavra pequena, mas com um significado enorme: pai. No próximo domingo (13), é dia de homenagear quem tem a honra de receber todos esses títulos.
Para comemorar a data e torná-la inesquecível, a dica é escolher lugares e atividades que possam ser apreciados em família. Segundo a psicóloga Rubia Passamai Navarro, esses momentos ajudam a fortalecer os vínculos afetivos.
Leia mais reportagens dos Caçadores de Destinos aqui
“Gratidão, respeito e afeto devem ser demonstrados diariamente. Datas comemorativas são mais uma oportunidade para expressar esses sentimentos positivos e criar memórias afetivas”, comentou.
Opções não faltam, na Grande Vitória, para deixar o Dia dos Pais cheio de boas recordações. Entre elas estão programações que agradam a diferentes bolsos e gostos, uma vez que incluem atrações pagas e gratuitas, para pais e filhos de todas as idades.
Outra boa notícia é que, segundo o Instituto de Meteorologia Climatempo, não vai chover na Grande Vitória no próximo domingo. O sol vai aparecer, com algumas nuvens. Isso significa que vai dar para incluir no roteiro praia e outras atividades ao ar livre.
No Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi, Vitória, vai ter oficina de artes com o tema “Você é a escada da minha subida”, em homenagem aos pais, às 10h, 11h, 14h e 15 horas. Para participar, precisa se inscrever na administração.
Outra atração gratuita do parque será o Concerto Especial de Dia dos Pais com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, às 11 horas.
Com tantas homenagens, pai pode até se sentir turista na própria cidade, em um passeio a bordo do Capixaba Bustour, um ônibus panorâmico que proporciona aos passageiros olhar Vitória e Vila Velha por outro ângulo. O passaporte custa R$ 85. A saída é às 8 horas, em Camburi, e o retorno é às 16h30. Mais informações estão no site capixabaturismo.com.br.
Um dos locais onde o ônibus para é o Farol de Santa Luzia, na Praia da Costa, em Vila Velha, que vale a pena visitar. Com 12 metros de altura, ele foi inaugurado em 1871. No domingo, fica aberto para visitação das 9h às 17 horas. A entrada é gratuita.
O gestor de segurança Frederico Ladislau gosta de curtir com a família os pontos turísticos da cidade canela-verde, onde mora com a esposa, Layz, e os filhos, Vitor, Emanuel, Daniel e Lyz. “O Dia dos Pais vai ter, provavelmente, um passeio na praia e um almoço especial em família”, contou.

História, belas paisagens e fé em Vila Velha
Em Vila Velha, não faltam atrações para deixar a programação do Dia dos Pais extraordinária. A cidade tem lugares nos quais é possível praticar a fé, viajar na história e apreciar belas paisagens.
O Convento da Penha, na Prainha, é o destino de quem quer exercitar a espiritualidade, agradecer e fazer preces. As missas aos domingos são realizadas às 5h, 7h, 11h, 14h e 16 horas, na Capela, e às 9 horas, no Campinho.
Perto dele, no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, fica o Pátio Vista do Forte ArcelorMittal, construído no Forte São Francisco Xavier da Barra, que tem mais de 300 anos. O local funciona das 14h às 20 horas e proporciona uma bela vista para a baía de Vitória. A visitação é gratuita, mas precisa ser agendada pela internet. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 99251-2540.

Piquenique e brincadeiras ao ar livre em parques
Que tal aproveitar o Dia dos Pais para fazer um piquenique em família? Em Vitória, há 20 parques, entre naturais e urbanos, ideais para realizar atividades em contato com a natureza.
No Centro, está o mais antigo parque da capital, o Parque Moscoso. Com 24 mil metros quadrados de área, tem lago com peixes, muito verde e espaço de sobra para receber adultos e crianças. Aos domingos, fica aberto das 5h às 22 horas.
Em Jardim da Penha, o Parque Pedra da Cebola tem brinquedos, lago, campo de futebol, jardim oriental e mirante, além de vegetação nativa que abriga répteis e aves. Também ficará aberto das 5h às 22 horas, no próximo domingo.
*KR Comunicação
Comentários