X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Programas ajudam a ganhar descontos em medicamentos

Preferência por genéricos e descontos por planos de saúde são algumas das opções


Na busca por alternativas para impactar menos no bolso, pacientes têm encontrado opções para conseguir medicamentos com valores mais em conta e até mesmo de graça. 

No Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), na Farmácia Cidadã e em programas de fidelidade, a preferência por genéricos e descontos por planos de saúde são algumas das opções que podem diminuir o preço do remédio, ou até mesmo fazer com que ele seja adquirido de maneira gratuita. 

Veja mais notícias sobre Economia aqui.

“Temos o programa de fidelidade da farmácia. Se o cliente fornecer o CPF, ele ganha o desconto assim que efetuar a compra. O desconto varia bastante, mas dá em média de 10%, 15%”, contou Túlio José Gomes, gerente da Rede Inova, da  Ilha de Santa Maria, Vitória. 

Túlio também comentou que uma outra maneira de conseguir medicamentos em promoções  ou até mesmo gratuitamente é por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), iniciativa do governo federal. “É uma opção importante”, disse. 

O PFPB disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, e subsidia  remédios para rinite, doença de Parkinson, osteoporose e glaucoma, por exemplo. Algumas farmácias participam do programa, portanto, o cidadão deve ficar atento. 

O farmacêutico Daniel do Rosário, que trabalha na Farmácia Popular Capixaba, em Jucutuquara,  Vitória, citou outras maneiras de conseguir remédios mais baratos, dando uma dica importante: procurar por genéricos. 

“Temos de tirar esse estigma que genérico é algo de segunda linha. Não é. Você consegue um bom desconto, como por exemplo: o Aradois, de referência, é R$ 46. Já o Lozartana, que é o genérico, é R$ 7”, comparou. 

Além dessas já citadas, existem outras opções, como a Farmácia Cidadã Estadual e os descontos por plano de saúde.  

De acordo com a Gerência de Assistência Farmacêutica (GEAF), no Espírito Santo, existem 14 unidades da Farmácia Cidadã Estadual que oferecem 320 medicamentos ou fórmulas nutricionais para a população. 

Quem possui planos de saúde também pode garantir um medicamento mais barato, pois algumas farmácias oferecem descontos de acordo com o plano.

Remédios de graça na farmácia

Imagem ilustrativa da imagem Programas ajudam a ganhar descontos em medicamentos
Os aposentados José Francisco Sperandio e Maria Helena Martinelli |  Foto: Acervo Pessoal

Aposentados, o casal José Francisco Sperandio, 74 anos, e Maria Helena Martinelli, 72 anos, obtém, gratuitamente, remédios da Farmácia Popular mensalmente. 

José contou que há mais de 10 anos adquire medicamentos como ablok atenolol e losartana em uma unidade de Farmácia Popular em Vitória, enquanto Maria Helena começou o tratamento com glifage desde o ano passado. 

“Economizamos muito, porque usamos muito remédio”, disse ele.

ALGUMAS OPÇÕES

> Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) 

- É o único programa do governo federal de distribuição de medicamentos gratuitos e com coparticipação.

- O PFPB disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de asma, diabetes e hipertensão.

- E, de forma subsidiada, para rinite, doença de Parkinson, dislipidemia,  osteoporose, glaucoma, anticoncepção e fraldas geriátricas.  Nesses casos, o Ministério da Saúde paga parte do valor dos medicamentos (até 90% do valor de referência tabelado) e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

> Como ter acesso

- Para a obtenção dos medicamentos e/ou fraldas geriátricas, o paciente precisa comparecer a um estabelecimento credenciado (com o  adesivo com a logomarca do programa).

- É necessário apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF e  também a receita médica dentro do prazo de validade, podendo ser tanto do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de serviços particulares. 

- Para a obtenção de fraldas geriátricas para incontinência, o paciente deverá ter idade igual ou superior a 60  anos ou ser pessoa com deficiência. 

- Também deverá apresentar prescrição, atestado médico ou laudo que indique a necessidade do uso de fralda, no qual conste, na hipótese de paciente com deficiência, a respectiva Classificação Internacional de Doenças (CID).

> Farmácia Cidadã Estadual

- Existem, no Espírito Santo, 14 unidades da Farmácia Cidadã Estadual.

- Para ser beneficiado com a dispensação dos medicamentos, o solicitante precisa comparecer a uma Farmácia Cidadã mais próxima de sua casa para a abertura do processo de solicitação de medicamentos ou fazer o pedido de forma on-line, pelo site farmaciacidada.es.gov.br.

- São disponibilizados 320 medicamentos ou fórmulas nutricionais.

> Programas de fidelidade

- Existem programas de fidelidade em algumas farmácias. Elas pedem o CPF na hora da compra e oferecem descontos. 

- Também existe o acúmulo de pontos a cada compra. Quando se atinge determinada pontuação, a drogaria também oferta descontos.

> Compra por aplicativo

- Há farmácias que possuem aplicativos para a compra de medicamentos. Com isso, o cliente  adquire o produto  pelo aplicativo e  retira no balcão da loja de forma imediata, com descontos.  

> Genéricos

- Os genéricos são uma opção para quem quer comprar um medicamento  mais barato. 

- Eles são mais em conta do que os de referência e são recomendados por farmacêuticos.

> Planos de saúde

- Algumas farmácias oferecem descontos de acordo com o plano de saúde. Portanto, é importante ficar atento e dar essa informação no momento do pagamento.

> Pesquisa de preço

- A pesquisa de preço é fundamental. Procure o remédio em diferentes redes de farmácias, que podem até mesmo cobrir os valores da concorrência. 

- Uma outra opção é usar comparadores on-line de preços de remédios. Eles fazem a indicação de locais com desconto.

Fonte: Profissionais consultados e pesquisa A Tribuna.

Leia também:

Confira os cuidados ao declarar dependente no Imposto de Renda 2023
Caixa paga novo Bolsa Família nesta terça. Veja calendário

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: