Dicas para hábitos saudáveis
Artigo da coluna NutriDicas, do Jornal A Tribuna
Gabriela Rebello
Para muitas pessoas, as férias está chegando ao fim, e com isso diversas promessas e expectativas acabam surgindo. E seguir uma dieta acaba se tornando uma das principais metas a serem cumpridas. Mas, por que é tão difícil dar início a novos hábitos alimentares e manter uma rotina de exercícios? Mudar os hábitos que nos prejudicam não é uma tarefa fácil ou rápida. São anos e anos repetindo o mesmo comportamento – no piloto automático – enraizado no nosso subconsciente. Portanto, não será da noite para o dia que a mudança vai acontecer.
Saiba que um dos maiores problemas para boa parte das pessoas é acreditar que o processo de emagrecimento será algo rápido e fácil. E não é! É preciso planejamento, foco e muita determinação.
Por isso fuja de dietas malucas que prometem resultados milagrosos e podem prejudicar a sua saúde. Tenha em mente que toda dieta requer persistência e dedicação para apresentar resultados duradouros e eficientes.
Veja a seguir nove dicas que preparei para ajudar quem deseja dar uma virada de chave para um novo estilo de vida.
1) Busque ajuda profissional, afinal com o apoio de uma especialista é muito mais fácil conseguir bons resultados.
2) Estabeleça metas reais. Com o auxílio profissional, identifique o seu principal objetivo e com isso defina metas a curto, médio e longo prazo.
3) Crie uma rotina saudável. Defina horários para dormir, acordar, refeições, lazer, trabalhar. A organização é chave do sucesso.
4) Reveja a despensa! Retire de casa todos os alimentos que não fazem parte do seu novo estilo de vida. Isso irá dificultar uma pisada de bola.
5) Seja ativo! Comece com a prática de alguma atividade que seja prazerosa até se habituar. Além de auxiliar no emagrecimento, a prática de exercícios ajuda também no fortalecimento muscular, do sistema imunológico, além de aumentar a disposição, melhorar a postura e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.
6) Vá devagar! Dieta não é sinônimo de passar fome. Atividade física não é sinônimo de ficar quatro horas na academia. Toda mudança deve ser realizada por etapas. Foque em trocas inteligentes e saudáveis.
7) Saiba lidar com os deslizes. Não espere ter sucesso 100% do tempo. Se deslizar, retome de onde parou e continue. O sucesso pertence aqueles que mantêm a constância como foco.
8) Organize a semana. Monte um cardápio, prepare marmitas, congele. Assim você evita cair na tentação da preguiça.
9) Fuja de situações que podem comprometer a sua consistência. Fique atento às suas escolhas, não deixe o piloto automático tomar conta.
Não se esqueça, mudanças podem levar mais tempo para uns do que para outros.
Quando você aprende a comer bem, seu paladar muda, associando aos exercícios, seus pensamentos também mudam e sua vida se transforma.
A tarefa não é fácil mas lembre-se, “Somos aquilo que fazemos repetidamente”.
Vejo vocês na próxima semana. Até lá.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello