Valorização da imagem e a automotivação
Na era pós pandemia estar bem consigo mesmo e com a saúde mental em dia tornou-se uma necessidade
Leitores do Jornal A Tribuna
Na era pós pandemia estar bem consigo mesmo e com a saúde mental em dia tornou-se uma necessidade. Com as redes sociais crescendo cada vez mais, e a obrigação de sermos vistos a todo momento, fez com que procedimentos estéticos fossem procurados muito mais do que uma necessidade de estética. Mas sim como uma forma de autocuidado e apresentação da autoimagem.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define saúde como um estado de bem-estar biopsicossocial e não somente ausência de doença. Estar saudável é estar feliz consigo mesmo.
A harmonização orofacial, uma especialidade da odontologia, reconhecida desde 2019, é uma área que cresce exponencialmente ao longo dos anos e é responsável por buscar equilíbrio entre a relação estética e funcional do rosto e sorriso do paciente. Além de melhorar os traços da face, atenuar as rugas de expressão e deixar a pele mais firme, ela também se torna uma grande aliada em tratamentos para bruxismo, enxaqueca e paralisia facial.
Em 2021 uma pesquisa realizada pela Aesthetic Medicine Market Size, elaborado pela empresa americana Grand View Research, mostra que o mercado global de estética foi avaliado em 99,1 bilhões dólares no ano de 2021 e a projeção desse ano até 2030 é de um crescimento de 14,5% no faturamento do setor.
Hoje, a valorização da imagem tem uma correlação direta com a automotivação. Para Okamotto (2011), no mundo atual, cuidar do corpo deixou de ser considerada atividade supérflua e virou uma questão de saúde que gera emprego, renda, além de elevar a autoestima.
A mudança de comportamento durante e após a pandemia COVID-19 veio em forma de novos hábitos como alimentação saudável, atividade física, meditação e autocuidado. Muitos destes, se deve ao fato de grande parte da população se vê trabalhando dentro de casa, atrás de computadores, tornando os encontros e reuniões profissionais por meio de aplicativos online, a qual as pessoas começaram a se verem mais através das câmeras e se preocuparem com a aparência e a autoimagem.
Realizar procedimentos estéticos é uma forma de melhorar a saúde mental e a qualidade de vida do indivíduo. Tendemos a nos sentir melhor com a própria imagem, mais auto confiantes para realizar tarefas importantes do dia a dia gerando um efeito psicológico de bem estar, automotivação e sucesso.
É importante destacar que cuidar de seu corpo não significa obedecer a um padrão imposto, mas sim encontrar na imagem do espelho uma pessoa com quem você se sente bem.
Neste mês, temos a campanha de setembro amarelo, vale aproveitar a oportunidade para se cuidar, tirar alguns momentos para lembrar da sua saúde de forma integral. Procurar profissionais qualificados para ajudar a cuidar do seu corpo para que tenha energia para viver momentos de qualidade consigo mesma e com pessoas queridas.
LUIZA HOSKEN é cirurgiã dentista e especialista em estética facial.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Tribuna Livre,por Leitores do Jornal A Tribuna