Dia do Nutricionista
Na próxima quarta-feira, 31 de agosto, iremos comemorar o Dia do Nutricionista, e claro que eu não poderia deixar uma data tão especial como esta passar em branco, afinal, o nutricionista está na linha de frente quando o quesito é a prevenção e a recuperação da saúde de pacientes combatendo as mais diversas doenças.
Alguém aí já ouviu falar de prevenção e recuperação que não seja mencionada a importância de ajustes na alimentação?
Pois bem! Muitos falam sobre a alimentação, recebemos informações de todos os lados, mas o nutricionista é o único profissional que de fato dedica a sua trajetória de estudos aos alimentos e a sua relação com o organismo, justificando ser a única classe de profissional habilitada a prescrever planos alimentares.
Reforçando esse conceito, defendo a tese “Sou nutricionista. Trabalho com ciência”, afinal precisamos combater os leigos que temos por aí que agem disseminando “dietas e estratégias milagrosas” nas redes sociais, confundindo a população, até porque “gurus da saúde têm muita certeza, mas pouca ciência”, ao contrário do profissional nutricionista, que baseia a sua prática em evidência científica.
Aproveito a deixa para enfatizar que 95% das doenças ocasionadas pelo excesso de peso poderiam ser evitadas com alimentação adequada e saudável.
O nutricionista é imprescindível para mudar esta situação respeitando a individualidade, cultura, regionalidade e hábitos alimentares.
Como nutricionista, vou dar dicas para que você possa ter uma melhor qualidade de vida. Fique ligado!
1. O estresse cotidiano
Em momentos de estresse, muitos se jogam na prateleira de doces. E com certeza não é para beliscar amêndoas ou cenouras.
Dica da nutri: Para evitar o estresse, pratique esportes, experimente exercícios de relaxamento, mesmo que em casa. Leia um bom livro, escute uma boa música, quebre a rotina. Talvez uma aula de ioga ou uma sessão no psicólogo possam ser bons aliados.
2. O prato bem servido
No restaurante ou em casa, as quantidades servidas tendem a ser grandes demais.
Dica da nutri: Cozinhe somente a quantidade necessária. No restaurante, peça que lhe sirvam o acompanhamento à parte. E a regra de ouro: não repita!
3. A falta de sono
Não dormir o suficiente afeta o equilíbrio do hormônio responsável pela saciedade, pelo metabolismo e pelo controle de gordura corporal.
Dica da nutri: Deite-se em horários regulares. Tente dormir de seis a oito horas por noite.
4. Desidratação
A hidratação é importante pelo simples fato de que pessoas desidratadas ficam mais cansadas, desanimadas e cheias de toxinas. Além do que, um corpo desidratado envelhece mais rápido, a pele, unhas e cabelos não ficam tão bonitos e o intestino e rins podem não funcionar corretamente. Todos esses fatores juntos são uma bomba perigosa para sua saúde.
Dica da nutri: Ingira a média de dois litros de água por dia, e lembre-se: nada substitui a água.
Ou seja, como sempre reforço, uma alimentação natural e saudável não tem contraindicações.
É fácil, simples, saborosa, rápida e traz muitos benefícios para sua saúde. Quer ser saudável e desfrutar a vida da melhor forma? Invista no simples!
Parabéns aos meus colegas de profissão, nutricionistas, por cuidarem tão brilhantemente da saúde do próximo!