Morre o Arcebispo Emérito de Vitória Dom Luiz Mancilha, aos 80 anos
Religioso estava internado desde o início de julho, após complicações hepáticas
Escute essa reportagem

Morreu nesta terça-feira (23), aos 80 anos, o Arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Villela. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Vitória. A causa da morte de Dom Luiz, que era diabético, foi complicações hepáticas que o levaram à internação hospitalar, onde permaneceu desde 9 de julho.
O local do velório e sepultamento ainda não foram divulgados.
"Agradecemos a Deus vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio. Rezamos e convidamos todos a rezarem para que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, parentes e amigos, particularmente aqueles que acompanharam dom Luiz durante a internação, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e os fiéis de toda a Arquidiocese unem-se em oração e rezam por cada um neste momento de dor. Somos gratos, dom Luiz, por sua entrega", afirmou a entidade por meio de nota.
Dom Luiz nasceu em 1942, em Pouso Alto (Minas Gerais), e participou da Congregação Sagrados Corações. Em 1986, foi nomeado bispo para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde permaneceu até 2002, ano em que foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Vitória.
Em novembro de 2018, tornou-se Arcebispo Emérito e permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosas.
Repercussões
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, manifestou pesar pela morte de Dom Luiz Mancilha.
"Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Dom Luiz Mancilha, arcebispo emérito de Vitória, aos 80 anos. Nossas orações estão com a família e toda a comunidade eclesiástica. Que Deus o receba com Sua mão acolhedora. Olhe por nós, Dom Luiz. #Luto", escreveu, no Twitter.
Comentários