Guerino em busca de seu sonho
Conforme inúmeros sinais nos bastidores já indicavam, o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon deixou mesmo o MDB e se filiou ao PSD. A decisão ocorre um dia após Guerino renunciar à prefeitura dizendo que iria atrás de realizar seu “sonho”.
O sonho, no caso, é o cargo de governador do Estado. No MDB, Guerino encontrou a porta fechada: a presidente regional da sigla, Rose de Freitas, posicionou o partido como aliado do atual governador Renato Casagrande (PSB), buscando garantir uma espécie de “apoio mútuo”: o MDB apoiaria a reeleição do governador, enquanto o governador apoiaria a candidatura de reeleição da própria Rose de Freitas ao Senado.
No PSD, Guerino, teoricamente, terá a concorrência do ex-vice-governador César Colnago para disputar o governo. Mas, diferente de Rose, Colnago parece estar mais aberto ao diálogo com o ex-prefeito, cogitando recuar e ir disputar o Senado.
Chapa puro-sangue?
Ainda é cedo para definir nomes de candidatos a vice-governador, mas Cesar Colnago já dá um sinal importante para o PSD: ao destacar que seu objetivo principal é disputar um cargo majoritário e citar que “o Senado brilha seus olhos”, ele dá a entender que também estaria disposto a ser o candidato a vice-governador de Guerino, se a chapa for puro-sangue.
À disposição da sigla
Carlos Roberto Rafael (PSB), que era presidente da Junta Comercial do Estado (Jucees), pediu exoneração da função e deu lugar a Victor Bolelli de Oliveira. Rafael agora será assessor especial do governo. A mudança, segundo o PSB, ocorre para que ele fique à disposição da sigla para ser pré-candidato. Mas ainda não há definição a qual cargo ele disputaria.
Mudança
Após a saia justa ocasionada pela aprovação de um requerimento para uma sessão em homenagem ao regime militar, o deputado Bruno Lamas protocolou projeto para mudar o regimento interno do Legislativo estadual.
Ele explicou que a aprovação se deu porque o requerimento foi aprovado em bloco, em votação simbólica. A ideia dele é que propostas que possam ferir a democracia sejam submetidas à votação nominal.
Folclórico
O folclórico ex-prefeito de Colatina Sergio Meneguelli publicou vídeo retirando um cacho de bananas de uma propriedade rural, e quase tomando um tombo no processo. “A gente tem de apelar, com o preço que está no mercado atualmente. Vamos aproveitar a natureza”, disse, visivelmente cansado.

Alcântaro Filho vai para o Republicanos
O ex-presidente da Câmara de Aracruz Alcântaro Filho filiou-se ao Republicanos e irá disputar uma cadeira no Legislativo estadual.
Alcântaro estava no PSD e chegou a disputar o cargo de prefeito do município, nas eleições de 2020, ficando em segundo lugar, perdendo por apenas 162 votos para o primeiro colocado, o prefeito Doutor Coutinho (Cidadania). Ele teve, naquela eleição, 14.752 votos.
GALERIA
Também no republicanos...
O Republicanos também anunciou a filiação de outros quatro nomes: a ex-deputada Luzia Toledo, a delegada aposentada Gracimeri Gaviorno, ex-deputado Jorge Silva e o ex-presidente estadual do Solidariedade, Messias Donato. Toledo e Gaviorno integram a chapa para o Legislativo estadual, enquanto o ex-deputado e Donato reforçam a chapa para a Câmara Federal.
Mara no comando
Oscimara Alves, conhecida como Mara, se filiou ao PSDB e comandará o diretório municipal da sigla em Colatina. Ela é a mulher do prefeito da cidade, Guerino Balestrassi (PSC).
Garcia é progressistas
O deputado estadual Marcos Garcia filiou-se ao Progressistas. Ele será pré-candidato a deputado federal.
Vereador da Serra no PL
O vereador da Serra Igor Elson deixou o Podemos e anunciou sua filiação ao PL. Ele se coloca como pré-candidato a deputado estadual.