Queimada irregular em terreno
Morador reclama de focos de fogo frequentes em terreno particular, ao lado de uma escola, na Rua José Gabriel Marques, em Vila Velha
Redação jornal A Tribuna
“Queria denunciar que toda semana tem queimada irregular acontecendo em áreas privadas, na Rua Coronel José Gabriel Marques Filho, em Praia das Gaivotas, Vila Velha”, relata o administrador Davi Bottini.
Segundo o leitor, os moradores da região sempre acionam o Corpo de Bombeiros, que faz o atendimento e apaga o fogo. Porém, dias depois voltam a colocar fogo em propriedades no local.
“A região é propriedade privada, mas não há cerca protegendo. Isso acontece com muita frequência. Tenho a impressão que providências maiores só ocorrerão quando isso vier a público”, comentou.
Ao lado do local onde normalmente acontecem as queimadas irregulares, funciona uma escola. Segundo o administrador, normalmente, o fogo é colocado durante o horário de aula, deixando em risco alunos dessa escola.
“As crianças ficam inalando fumaça quando estão na escola. Um risco enorme para a saúde delas.”
Davi ainda alerta para o período de calor intenso que o Estado vem passando, o que pode facilitar com que as chamas se propaguem para prédios vizinhos ou, até mesmo, a escola.
“Precisamos de uma providência. Não devemos esperar que uma tragédia maior ocorra, para que possamos ver o problema e resolvê-los. Quem sabe denunciando, façam algo”, pede o administrador.
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Coordenação de Posturas, da Secretaria de Serviços Urbanos, esclarece que notificou o proprietário do terreno, que deverá fazer os ajustes conforme orientado, bem como monitorar sobre o fogo irregular que é colocado no local.
O que diz o leitor
Davi Bottini diz que, com a notificação, espera que as queimadas parem e ocorra fiscalização para impedir novos focos de fogo no local.
Nova Betânia
Faltam médico e remédio
Valdirene Gomes de Oliveira, autônoma
“Estamos precisando de médico no posto de saúde do bairro. Queremos realizar consultas, mas não há profissionais disponíveis na unidade. Estamos sem remédios também”.
A Prefeitura de Viana informa que havia suspendido as consultas eletivas em 19 de janeiro por 15 dias, por conta do surto de covid-19. Não há registro de falta de insumos.
Pinheiros
Busca por cirurgia
Jessica de Jesus Lemos, dona de casa
“Tenho os seios muito grandes e preciso de uma cirurgia de redução de mama. Eu tenho todos os laudos, porém nunca consegui marcar pelo SUS”.
A Secretaria de estado da Saúde disse que o acesso à cirurgia mamária é realizado por meio da Atenção Primária à Saúde do território em que a usuária estiver cadastrada.
Maruípe
Muro pode desabar
Jean Caetano, técnico em Enfermagem
“Na Ufes da Marechal Campos, tem um muro totalmente integrado que ameaça cair para o lado. Seria bom se tomassem providências.”
A Diretoria de Infraestrutura de Maruípe informa que uma equipe trabalha para aumentar o reforço do material do muro, após apresentar pequenas inclinações.
Marcílio de Noronha
Mutirão de limpeza
Marcelo Lima, motoboy
“A Prefeitura de Viana precisa fazer um mutirão de limpeza em todo o bairro, porque pagamos impostos e a limpeza pública deveria ser priorizada.”
A prefeitura de Viana afirma que a limpeza nos bairros é realizada de forma programada e acrescentou que enviará uma equipe ao local para reforçar o serviço.
Planície da Serra
Sem placa de ônibus
Deyse Borges, auxiliar administrativo
“Estou desde ano passado pedindo a instalação de uma placa de ponto de ônibus no meu bairro. A antiga placa sumiu e a Ceturb não coloca outra”.
A Ceturb-ES informa que, em virtude do vencimento do contrato de instalação de placa, não foi possível fazer o serviço. Assim que o contrato for renovado, a placa será colocada novamente.
Primavera
Melhorias no bairro
Josan Erlacher, motorista
“Pedimos melhoria no bairro e até agora nada foi feito. Nossa região está abandonada, sem limpeza e com mato.”
A prefeitura de Viana disse que os serviços de limpeza são realizados de forma programada e que enviará uma equipe ao local para reforçar o trabalho. O morador pode solicitar o serviço por meio do telefone (27) 2124-6706.
OPINIÃO DO LEITOR
Pet shop
“Vovó Anna, vamos no morro pra eu subir naquela árvore grandona?” “Vamos rapidinho, Maria Eduarda, porque o vovô e eu vamos te levar para sua casa.”
“Obaaaaaaaa... Isadora e Melina falaram que subir na árvore é muito legal!” “Duda, na volta iremos visitar o pet shop. Lá tem cachorrinhos vivos para vender.”
“Ué, tem pet shop que vende cachorro que já morreu?” “Não, Dudinha. Eu quis dizer que...” “Peraí, vovó. Por acaso a mamãe comprou a minha Charlote morta?!”
Anna Célia Dias Curtinhas
Bento Ferreira — Vitória
Coisas de poetas
Coisas do romantismo (ainda) existente: amo a minha família, os meus semelhantes, os animais, as árvores, as flores, conversar assuntos sérios e banais, preservar os amigos e fazer novas amizades.
Quero os pássaros soltos, cantando nas árvores e nos postes, andar por aí e por acolá, à toa. Ah, desejo a oportunidade de ter um novo amor! Amores e quereres naturais nossos, os sensíveis poetas.
Aldo José Barroca
Antônio Honório — Vitória
Feminicídio
Como se trucidam mulheres neste Brasil e especialmente em nosso Estado. Existe um espírito das trevas que tem usado homens de várias matizes para cometer tais crimes e isto já passou da hora de acabar.
Valdeci Carvalho Ferreira
Mata da Serra — Serra
Parabéns
Para o garoto Calebe que reside no município de Vargem Alta na bela localidade de Prosperidade. Sua iniciativa é louvável de empreendedor de plantas e nos estudos também você é nota 10. Que Deus te abençoe, proteja e ilumine sempre.
Eduardo de Oliveira Barbosa
Vila Nova — Vila Velha
Domingo
Um domingo realmente bom, é ir cedo à missa para estar bem com Deus. Em seguida, é ir à praia para se estar bem com o físico e a natureza. E depois, mais ou menos ao meio-dia, almoçar com a família, para se estar bem com nossos entes queridos.
Depois do almoço, uma soneca reconfortadora, sonhar com os anjos e, ao final da tarde, ver na tevê o time do coração faturar mais três pontinhos.
Ah, sim, e terminar o dia, noitinha, vivendo o sentimento de um bom filme de amor na tevê. Ninguém precisa mais do isto para encerrar feliz uma semana dura de trabalho. Um bom domingo assim para todos.
Roberto Pimentel
Praia do Canto — Vitória
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna