Site bloqueia quem mora fora do País
Redação jornal A Tribuna
“A Prefeitura de Vitória bloqueou o acesso dos computadores e celulares que se encontram no exterior. Isso significa que os cidadãos da capital que vivem fora do País, que precisam tratar de qualquer assunto com o município, não têm acesso online. Isto é legal?”, questiona a assessora de projetos internacionais Tânia Araújo, que reside na cidade de Linz, na Áustria.
Tânia disse ainda que há anos geriu e pagou todas as licenças, IPTU, ITBI, entre outros tributos de forma online e atualmente isso não pode mais ser feito.
“Minha suspeita é sempre a mão invisível do mercado, pois, para acessar fora do Brasil, o capixaba terá que comprar um programa de VPN, ou outro aplicativo, mas todos eles são pagos”.
A Prefeitura de Vitória informa que vem adotando uma série de medidas para aumentar o nível de segurança em Tecnologia da Informação (TI) e melhorar a proteção dos dados dos munícipes armazenados em seu Datacenter.
Inicialmente, como resposta aos incidentes de segurança ocorridos nos últimos dois anos, foi necessária adoção de medidas restritivas de acesso que ficarão vigentes até que o novo sistema de monitoramento de invasões e resposta a incidentes esteja plenamente em funcionamento, o que deve ocorrer nos próximos 30 dias.
As medidas restritivas vigentes a site/serviços da Prefeitura de Vitória funcionam de maneira automatizada sempre que são detectados comportamentos de acesso atípicos.
Neste caso ocorre o bloqueio temporário de acessos ao endereço IP de determinado computador/rede ou em casos de vários computadores maliciosos o bloqueio do tráfego originado de determinado país.
O caso específico da moradora será verificado pelo setor responsável.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Qual a Bronca?,por Redação jornal A Tribuna