Técnicas alternativas a favor do bem-estar
Escute essa reportagem

A priorização da saúde e da busca por mais qualidade de vida está motivando cada vez mais pessoas a procurarem novos meios de cuidar de si. Nesse contexto, a medicina alternativa tem se apresentado como estratégia eficiente tanto para a manutenção do bem-estar quanto no tratamento de doenças, segundo o terapeuta quiroprático Ernesto Neto.
O especialista explica que as práticas alternativas visam tratar a causa do problema do paciente. Algumas das técnicas são quiropraxia, medicina chinesa, acupuntura, agulhamento, ventosas, reflexologia e outras.
“Apresentamos uma nova chance de prevenção, cura e qualidade de vida. Enquanto a medicina convencional atua no sintoma, buscamos entender a raiz do problema no físico e também no que a vida criou na pessoa quanto a traumas, medos, posturas e compensações”, explica o CEO do Instituto Ernesto Neto.
“Com a medicina alternativa, nós buscamos o equilíbrio do corpo interno com o mundo externo. Umas das principais chamadas que recebo é o desmame de medicações junto com o médico que acompanha esse paciente”, esclarece Ernesto.
Algumas queixas comuns de pacientes que se beneficiam da medicina alternativa são escoliose, dor de cabeça, insônia, disfunção emocional, dores crônicas, dor no nervo ciático e dor na coluna, além de necessidade de correção postural. A partir do relato individual, o profissional planeja o tratamento.
“Na primeira avaliação é feita toda anamnese, considerando o histórico emocional e o que está acontecendo com o paciente. Depois dessa consulta, é elaborado um protocolo junto à minha equipe”, diz.
O instituto oferece pacotes de tratamentos com valores mais acessíveis. Além disso, todos os profissionais são treinados por Ernesto Neto.
Saiba mais
Alternativa x convencional
- As práticas alternativas priorizam a compreensão da raiz do problema para então tratá-lo diretamente. Se contrapõe ao tratamento convencional, que foca no sintoma.
- A medicina alternativa ainda busca o equilíbrio interno e externo a fim de preservar ou cuidar da saúde e do bem-estar.
Estratégias personalizadas
- Algumas das técnicas utilizadas são quiropraxia, medicina chinesa, acupuntura, agulhamento, ventosas, reflexologia e outras.
- A partir da avaliação do paciente, a equipe elabora um protocolo de tratamento.
Fonte: Ernesto Neto, terapeuta quiropráxico.
Comentários