Ifes recebe chaves dos galpões do IBC para criar Centro de Inovações
Escute essa reportagem

As chaves dos galpões do Instituto Brasileiro do Café (IBC), localizados em Jardim da Penha, em Vitória, foram oficialmente entregues ao reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, nesta sexta-feira (20).
O local vai abrigar as novas instalações da Reitoria, Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) e um Centro de Inovações que abrigue a Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e a Incubadora, além de laboratórios multiuso e um espaço maker, conforme o projeto apresentado pelo instituto.
O instituto informou que tem mantido diálogo com a comunidade local e entidades do empreendedorismo.

"Nesta última semana, um grupo formado por representantes de lideranças de segmentos da sociedade, associações e movimentos empresariais, além de representações de instituições públicas, da academia e do terceiro setor, esteve reunido para debater o conceito do Centro de Inovações. A partir disso, serão dados os próximos passos para a elaboração do projeto do Centro, que será destinado ao atendimento das demandas da sociedade por ações de empreendedorismo e inovação tecnológica, visando apoiar a elevação da produtividade e competitividade da economia capixaba, com inclusão social e geração de emprego e renda", informou o Ifes.

A cerimônia contou com a participação de autoridades. Uma delas a senadora Rose de Freitas, que anunciou pelas redes sociais a entrega das chaves dos galpões. "Isso significa um novo polo para a instituição no espaço, mais educação, mão de obra qualificada, conhecimento para os nossos jovens e esperança para o Brasil e para o Espírito Santo", celebrou ela.
O deputado estadual Fabrício Gandini também comemorou a utilização dos galpões pelo instituto. "Um local subutilizado agora vai contar com projetos de inovação e empreendedorismo", festejou.
Segundo o Ifes, o Polo de Inovação Vitória, estrutura vinculada ao instituto, já está sendo instalado em um escritório previamente existente no espaço dos Galpões, após a concessão da guarda provisória do imóvel, ocorrida no final de abril.
O lugar de 23 mil metros quadrados foi cedido pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU), após um ano de discussões sobre a utilização da área, que chegou a ser especulada a venda para a iniciativa privada, em leilão. A senadora Rose de Freitas então apresentou a proposta para ceder o lugar ao Ifes.
Comentários