9 mil pessoas ainda não tomaram segunda dose em Viana
Escute essa reportagem
O município de Viana aplicou segunda dose de vacina contra Covid-19 em mais de 11 mil pessoas neste domingo (8), durante o Dia D da campanha Viana Vacina.
O projeto, que aplicou meia dose da vacina AstraZeneca em 20.322 participantes com idades entre 18 a 49 anos durante o mês de junho, ainda prevê a aplicação de doses para mais 9 mil pessoas, que precisam completar o esquema vacinal.
Para isso, a prefeitura vai abrir vagas para agendamento nesta segunda-feira (9). A marcação deve ser feita no portal vianavacinada.saude.es.gov.br.

O estudo realizado em Viana mostrou que 88,3% dos voluntários desenvolveram anticorpos neutralizantes conta a covid-19 com apenas a primeira meia da dose da vacina. A expectativa é que, com a segunda meia dose, a quantidade de anticorpos chegue a 100%.
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, comemorou a ampla vacinação da população do município por meio do estudo. Segundo ele, a queda de casos na cidade é perceptível.
"A diminuição dos casos confirmados e da letalidade é perceptível. O resultado que tivemos ontem (domingo), mostra de forma cientifica que de fato a meia dose é imunogênica", comemorou.
Quanto a resposta imunológica da meia dose aplicada no município, o prefeito, que faz parte do grupo acompanhado pelo estudo, apresentou os resultados de titulação de anticorpos.
"Recebi o resultado do meu exame, que mostrava títulos de anticorpos na ordem de 261 antes da aplicação da primeira dose. Isso comprova que eu tive contato com o vírus. Depois de 28 dias da administração da meia dose, passei a apresentar 10.345 títulos de anticorpos", comentou Wanderson.
Comentários