Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

79% dos internados em UTI têm alta

| 18/05/2020, 07:04 07:04 h | Atualizado em 18/05/2020, 07:09

Uma avaliação feita nos hospitais públicos do Estado que atendem pacientes de Covid-19 mostrou que o desempenho capixaba está melhor que a média nacional. Dos pacientes que são internados na UTI, 79,6% recebem alta. Ou seja, de cada 10, apenas dois terminam em óbito. A média de permanência entre os hospitais públicos do País é de 54,3% – metade sobrevive, metade morre.

Segundo avaliação do Epimed – que é um sistema de gestão e análise de indicadores utilizado por muitos hospitais –, feita entre 1º de março e 13 de maio, o tempo médio de internação nas UTIs capixabas também é menor (5,6 dias), em relação à média registrada nos hospitais públicos do País (15,76 dias).

O tempo que os pacientes capixabas estão precisando de respiradores (5,6 dias) também é abaixo da média nacional (9,8 dias). A razão para os números pode estar ligada à política adotada pelo governo. “A estratégia escolhida pela Saúde foi a de colocar hospitais maduros para atender pacientes de Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Doação deduzida no IR
Projeto que tramita na Câmara Federal prevê que as doações para entidades de combate e prevenção da Covid-19 possam ser deduzidas do Imposto de Renda. O projeto 2467/20 permite a dedução para pessoas físicas que utilizam o formulário completo, no limite anual de 6%, e para empresas que apuram o tributo com base no lucro real, no limite de 1%.

Cronograma da LDO
O cronograma para a análise e votação da LDO de 2021 deve sair nessa semana. O texto está na Comissão de Finanças e terá como relator o presidente do colegiado, Euclério Sampaio, que é também quem irá definir os prazos para as emendas e audiências. O presidente da Assembleia, Erick Musso, já decidiu que a votação será presencial.

Libras nos editais
A Câmara de Vitória aprovou projeto do vereador Roberto Martins que prevê a criação de canais para a utilização de Libras em todos os editais de concursos públicos ou processos seletivos da Prefeitura de Vitória. “É uma medida de acessibilidade, de inclusão e de promoção da cidadania”, disse Martins.

MPC na cola!
Parecer do Ministério Público de Contas (MPC) pede que o Tribunal de Contas negue a aplicação da lei que permite que policiais civis aposentados voltem à ativa na modalidade de serviço voluntário, porém remunerados. Afirma que a lei afronta à legislação sobre serviço voluntário e à exigência constitucional de concurso público.
Recentemente, o governo fixou valor de salário maior para atrair peritos e delegados aposentados pra ativa.

Perda de R$ 651 milhões para governo e poderes
No anúncio de pacotes de medidas para combater a crise, o governador disse ter a certeza que “todos os poderes contribuirão”. Pelos cálculos, vai ficar o valor de R$ 651 milhões para negociar com os poderes, já que o duodécimo será menor devido à queda na receita. “Parte desse valor estamos contando com os poderes, outra parte estamos amadurecendo algumas medidas para executar em momento oportuno”, disse o secretário da Fazenda, Rogélio Pegoretti.

Galeria

Quando será o tête-à-tête?
A reunião entre os chefes de poderes, que estava marcada para a semana passada, foi cancelada. Ainda não foi marcada nova data.

Ruído na comunicação
A pedido da Comissão de Prerrogativas da OAB-ES, o diretor do Foro de Vila Velha, juiz Flávio Moulin, determinou a criação de canais de atendimento aos advogados por telefone e e-mail, durante a pandemia.

Curso do pacote anticrime
O Pacote Anticrime e o seu impacto na prestação jurisdicional é o tema do curso online promovido pela Escola da Magistratura do Espírito Santo (Emes), nos dias 26 e 27 deste mês. A formação é do promotor de Justiça Luciano Rocha de Oliveira.

Carreata do bem
Evangélicos percorrem, num trio elétrico e em carreata, ruas de Jardim Camburi com louvores e oração.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: