X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Volta do comércio: veja o que funciona e não funciona nesta segunda-feira


Sob uma rigorosa fiscalização integrada entre forças de seguranças e prefeituras, o governo do Estado anunciou na sexta-feira (8) que as lojas de rua em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Santa Teresa, na região Serrana, irão reabrir de segunda a sexta-feira em esquema de rodízio, das 10 às 16 horas.

Esses municípios são considerados de alto risco para transmissão do novo coronavírus (Covid-19). Nas demais cidades, estão mantidas as regras vigentes.

Imagem ilustrativa da imagem Volta do comércio: veja o que funciona e não funciona nesta segunda-feira
Movimento no comércio: Risco |  Foto: Kadidja Fernandes - 18/04/2020

A medida, anunciada sexta-feira (8) pelo governador Renato Casagrande, não inclui shoppings, por serem locais de muito fluxo de pessoas. O funcionamento de centros comerciais que não têm lojas-âncoras também foi liberado seguindo o mesmo critério.

Lojas de eletrodomésticos e eletrônicos, materiais de construção, lojas de vendas de veículos automotores, entre outros voltam a funciona na segunda-feira (11).

Na terça (12) é a vez do rodízio com os estabelecimentos que trabalham com consumo pessoal: vestuário, calçados, cosméticos, acessórios, óticas, materiais esportivos e similares.

Na coletiva realizada na noite de sexta, o governador havia citado o exemplo de que a alternância no comércio seguiria de acordo com os dias pares e ímpares do calendário, como segunda-feira e terça, respectivamente.

Também durante a coletiva, o governador explicou que essa organização está sendo feita pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio-ES).

No entanto, o decreto publicado no sábado (9) aponta que os dias pares e ímpares serão seguidos pelo calendário.


aquelas que vendem itens de uso pessoal, como lojas de roupas, calçados, cosméticos, bijuterias, óticas, tecidos, bolsas, acessórios da moda, artigos esportivos, e outros, abririam na segunda, quarta e sexta.

Veja abaixo o que funciona e o que não funciona nesta segunda-feira (11): 

Lojas

Rodízio

  • A partir de segunda-feira, o comércio de rua de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Santa Teresa, funcionarão em sistema de rodízio, das 10 às 16 horas.
  • A abertura será alternada: uma parte nos dias pares do calendário, e outras nos dias pares.
  • Por exemplo: aquelas que vendem itens de uso pessoal, como lojas de roupas, calçados, cosméticos, bijuterias, óticas, tecidos, bolsas, acessórios da moda, artigos esportivos, e outros, vão abrir, na próxima semana, vão abrir na terça (12) e quinta (14).
  • Aquelas que comercializam produtos que não são de uso pessoal, como eletrodomésticos, móveis, material de construção, papelarias, livrarias, setor automotivo, autopeças, floricultura, tecnologia, instrumentos musicais, armarinhos, entre outros, vão abrir na segunda (11), quarta (13) e sexta-feira (15).

Outras cidades

Risco moderado e baixo

  • As cidades classificadas como de risco moderado vão continuar adotando as atuais regras, com a divisão do horário de funcionamento em dois turnos durante a semana e fim de semana.
  • São elas: Afonso Claudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Aracruz, Bom Jesus do Norte, Domingos Martins, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.
  • Nos demais municípios que seguem com risco baixo de contaminação, a abertura está liberada, mas seguindo regras de segurança para evitar contaminações pela Covid-19.

Serviços essenciais

Abertura

  • O sistema de rodízio não vale para os serviços essenciais. Sendo assim, será permitida a abertura de farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, lojas de conveniência, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas, e estabelecimentos de venda de materiais hospitalares.

Shoppings

Fechados

  • Por conta da aglomeração de pessoas em local fechado, os shoppings permanecerão com o funcionamento suspenso.
  • Entretanto, os lojistas poderão comercializar os seus produtos por meio de entrega no estacionamento (drive thru) ou delivery.

Centros comerciais

LIberados

  • Por serem de menor porte e não terem lojas que causam muita aglomeração, os centros comerciais poderão reabrir a partir de segunda-feira, com exceção daqueles que têm lojas-âncoras.

Finais de semana

Fechamento

  • Todo o comércio não essencial não poderá mais abrir em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Santa Teresa, que são municípios com alto risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Restaurantes

  • A determinação sobre fechamento aos sábados e domingos para evitar aglomeração também vale para restaurantes nesses sete municípios.

Liberados

  • Essa regra de fechamento nos finais de semana não vale para os serviços essenciais, como farmácias, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: