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Você tem mania de deixar tudo para depois? Teste seu comportamento

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Você tem mania de deixar tudo para depois? Teste seu comportamento


Emagrecer, aprender Inglês, entrar numa academia, fazer uma poupança, dar aquela faxina no armário. Quem já não se viu planejando tarefas assim várias vezes, mas deixou para “outro dia”?

O Mapa da Procrastinação do Brasileiro, elaborado pela 7waves, um aplicativo que auxilia as pessoas a traçarem e conquistarem objetivos, constatou que mais de 70% dos entrevistados desistiram de subir de cargo e guardar dinheiro em 2019.

Porém, embora os especialistas afirmem que adiar, procrastinar, seja algo normal e natural da raça humana, é importante que esse comportamento não se torne um hábito.

A coach e especialista em desenvolvimento humano Ester Gomes explica que existem duas razões que levam a pessoa a procrastinar. Pelo fato de não ver importância em tarefas do dia a dia, ou pelo contrário, por acreditar que algumas atividades exigem um grau de responsabilidade maior e que isso pode ter consequências significativas.

“Assim, para evitar sentimentos como ansiedade e insegurança, cria-se uma barreira, e o indivíduo prefere procrastinar para que esses sentimentos não venham à tona”, explica.

Para Ester, embora muitas pessoas estejam até com mais tempo livre na quarentena, sentimentos negativos como ansiedade, medo e insegurança costumam surgir. E, diante deste cenário, é normal elas se sentirem desanimadas e sem motivação.

No entanto, a psicóloga Adriana Alves da Silva Gardin alerta que deixar as coisas para depois nem sempre tem a ver com a falta ou excesso de tempo, sendo isso mais uma justificativa. E, para sair deste estado, é preciso fazer um autoquestionamento e descobrir o que mantém esse ciclo vicioso.

“Quem já tem essas respostas possui a motivação necessária e talvez precise apenas organizar esse passo a passo”, salienta.


“Faço em cima da hora”

A modelo Nicoly Lima, 20, revelou que costuma procrastinar em alguns momentos. Ela trabalha com redes sociais e já teve várias ideias durante a quarentena, mas acabou deixando tudo para depois.

“Com a faculdade também. Estou tendo aula online e confesso que está bem mais complicado conseguir manter o foco nos estudos. Sempre quero deixar para depois os trabalhos e faço tudo em cima da hora”, diz.

Modelo Nicoly Lima, de 20 anos  (Foto: Leone Iglesias / AT)
Modelo Nicoly Lima, de 20 anos (Foto: Leone Iglesias / AT)


Teste seu comportamento


1 - O inverno se aproxima e você precisa arrumar o armário de roupas.

A) Arruma no mesmo dia.
B) Arruma o armário, mas somente no dia seguinte, pois acaba focando em outras coisas, como bater papo com uma amiga.
C) Percebe que na televisão está passando um filme que gosta muito e emenda com o noticiário da noite. E só vai lembrar do armário no dia seguinte.

2 - Você decide começar uma atividade física nesta semana, através da Internet. quando chega a hora, você:

A) Começa, faz a atividade completa e os exercícios físicos começam a se tornar um hábito.
B) Começa e logo desanima.
C) Adia, porque tem preguiça e falta de energia.

3 - Durante a Quarentena, você se sente feliz quando:

A) Consegue realizar todas as tarefas que planejou para o dia.
B) Consegue realizar apenas algumas tarefas que planejou durante o dia.
C) Fica o dia inteiro deitada, sem fazer nada.

4 - Você costuma lavar a louça logo após as refeições?

A) Sim. O quanto antes eu lavar é melhor.
B) Não. Lavo somente quando vou começar a fazer a próxima refeição.
C) Eu geralmente esqueço de lavar a louça, me lembro somente no dia seguinte.

5 - No dia a dia, você se vê como:

A) Uma pessoa com defeitos e qualidades, mas que tenta realizar tudo que planeja.
B) Uma pessoa que realiza o que planeja, mas no seu tempo e no seu momento.
C) Uma pessoa sem planejamento, que vive do seu jeito e tem certeza que esta é a melhor maneira de viver.

Respostas

Maioria A

Parabéns! Você não tem nenhuma característica de procrastinação, de adiar o que tem de ser feito. Continue assim e conseguirá facilmente atingir seus objetivos.

Maioria B

Você tem consciência do que precisa fazer, mas, em alguns momentos, acaba adiando tarefas importantes. Fique mais atento (a) nas atividades que costuma adiar e coloque mais foco nelas. Sua vida só terá ganhos.

Maioria C

Procrastinador (a) nato (a)! Você tem o costume de deixar para depois todos os seus planejamentos e tarefas. Uma dica: mesmo que não goste, comece fazendo as atividades que sente mais dificuldades primeiro, pois terá mais energia. Deixe as prazerosas por último. Assim, aos poucos, abandonará essa mania de procrastinar.


Dicas para romper ciclo vicioso

1 - Apenas comece! Dê um pequeno passo, em vez de tentar fazer todo o projeto de uma vez. Lembre-se: uma jornada de mil quilômetros começa com um passo.

2 - Use 15 minutos. Você pode completar uma tarefa trabalhando nela 15 minutos por vez.

3 - Espere obstáculos e contratempos. Não desista assim que você encontrar a primeira dificuldade. Isso será apenas um problema a ser resolvido, e não um reflexo da sua competência.

4 - Recompense seu progresso. Ao longo do caminho, foque no esforço, não no resultado. Lembre-se: mesmo um pequeno passo é progresso.

Fonte: Psicóloga Adriana Alves da Silva Gardin.



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