X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Vídeo | "Tosse, febre e dor no corpo", afirma Casagrande sobre sintomas que já sentiu


O governador Renato Casagrande (PSB) falou na tarde desta terça-feira (26) sobre os sintomas de Covid-19 que tem sentido nos últimos dias.

A informação de que ele e a primeira-dama, Maria Virgínia, tiveram testes positivos para coronavírus saiu na manhã de segunda (25).

No relato, feito durante uma solenidade virtual de entrega de equipamentos agrícolas ao município de Castelo, no Sul do Estado, Casagrande detalhou que teve "tosse, febre e dor no corpo" nos últimos dias.

"Acho que estou no meu quinto dia de sintomas. Em um primeiro momento, na sexta, sábado e domingo, (tive) sintomas mais intensos, como tosse, um pouco de febre e dor no corpo", contou.

"Ontem (segunda) e hoje (terça-feira), (tive) menos sintomas. Mas é da fase da doença", completou o governador do Estado.


Casagrande também aproveitou o momento para agradecer as orações e mensagens de solidariedade que tem recebido desde que anunciou que estava doente.

O governador também pregou a união, mesmo entre pessoas que "pensam diferente". "Temos que dar as mãos às pessoas de boa fé, às pessoas que pensam diferente, mas que são respeitosas. Temos que dar as mãos para construir um mundo de diálogo, respeito e amor", disse. 

Teste positivo

A informação de que o governador Renato Casagrande e a primeira-dama Maria Virgínia haviam testado positivo para Covid-19 foi passada na manhã desta segunda-feira (25) em uma nota oficial divulgada pelo governo.

No dia 15 de maio, a primeira-dama foi internada em um hospital particular de Cariacica após sofrer um pequeno acidente vascular cerebral (AVC). Segundo o comunicado, Maria Virgínia começou a sentir os primeiros sintomas após receber alta.

Na sexta-feira (22), o governador também começou a apresentar sintomas leves, o que levou o casal a realizar os testes.

O governador e a mulher vão ficar em isolamento domiciliar. Ele se pronunciou nas redes sociais e disse que vai continuar trabalhando através de videoconferências.

“Amigos, depois de uma internação para tratamento de um pequeno acidente vascular cerebral, há dez dias, Virgínia começou a sentir sintomas leves de gripe. Cumprindo as orientações dos profissionais de saúde, eu e ela fizemos os testes que confirmaram a contaminação pelo coronavírus. Estamos em isolamento e bem. Vamos manter nossas atividades por videoconferência e confiamos em Deus que tudo logo passará”, publicou o governador em sua página no Facebook.

Casagrande já havia feito o exame em abril após seu motorista e a mulher do servidor, que é profissional da saúde, testarem positivo para Covid-19.

Após a suspeita, a vice-governadora, Jaqueline Moraes, e o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, também realizaram exames. Na ocasião, todos testaram negativo.

Na primeira quinzena de maio, o assessor de Jaqueline também fez o exame após apresentar alguns sintomas suspeitos, mas o resultado também foi negativo.

Hospital

A reportagem do Tribuna Online procurou o Hospital Meridional para comentar sobre o atendimento à primeira-dama e, em nota, a Rede Meridional informou que "opera com protocolos restritos e exigentes dentro de suas unidades. Todos os pacientes com suspeita de Covid-19 entram por local diferenciado, passam por rápida triagem e seguem por área de isolamento para consulta".

Declarou ainda que "os pacientes internados confirmados ficam em leitos em área completamente isolada do contato com outros pacientes. A Rede afirma, também, que os profissionais atuam cumprindo todas as recomendações da OMS e munidos de todos os equipamentos de proteção. Destaca que a pandemia do Novo Coronavírus está em fase de transmissão comunitária, não sendo possível afirmar exatamente onde as pessoas estão sendo contaminadas".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: