X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Vice-prefeito retorna dos EUA e assume comando de Água Doce


O vice-prefeito de Água Doce do Norte, no Norte do Estado, Jacy Donato, voltou dos Estados Unidos e assumiu a prefeitura. A cidade estava sem comando desde que o prefeito, Paulo Márcio Leite Ribeiro, foi internado com coronavírus em um hospital de Colatina, na mesma região. Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo o procurador do município, Elyanderson Augusto, Jacy assumiu na manhã desta terça-feira (14).

Moradores da cidade informaram que Jacy Donato vive nos Estados Unidos há cerca de dois anos e, inclusive, continua recebendo salário de R$ 5.750 por mês, conforme indica o portal de transparência da prefeitura.

O prefeito foi diagnosticado com Covid-19 na última semana. Segundo o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Cigano (DEM), o município vinha sendo administrado pelo secretariado e chefe de gabinete do prefeito.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na segunda (13), a cidade tem 81 casos confirmados de Covid-19. Três pessoas morreram e 48 estão curadas.

Imagem ilustrativa da imagem Vice-prefeito retorna dos EUA e assume comando de Água Doce
Prefeito Paulo Márcio e vice-prefeito Jacy Donato (boné) de Água Doce do Norte |  Foto: Divulgação

Regras para afastamento

A situação da falta de comando na cidade por causa da enfermidade do prefeito levantou o debate sobre as regras para quem deve assumir a prefeitura. Com isso, vereadores de Água Doce do Norte pretendem criar regras para o caso de afastamento do segundo posto mais importante da prefeitura.

Em sessão extraordinária da Câmara, na tarde de sexta-feira (10), a Comissão de Justiça apresentou uma proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, para estabelecer que o vice-prefeito precisará de autorização da Casa para afastamento superior a 15 dias, sob pena de perda de cargo.

“Até 15 dias de afastamento ele ainda é prefeito. No dia 16º dia, a Câmara de Vereadores publica comunicado no Diário Oficial para que o vice-prefeito assuma o cargo de prefeito. Ele tem até o fim do dia para se manifestar e tomar posse. No 17º dia, a Câmara entra com afastamento do vice e empossa o presidente da Câmara”, explicou o presidente.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: