Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Vereador convidado a sair do partido

| 10/04/2021, 08:03 08:03 h | Atualizado em 10/04/2021, 08:12

O vereador de Vitória Armando Fontoura (Podemos) foi “convidado” a deixar o partido. O “convite”, que pode se transformar numa expulsão, foi feito pelo presidente do Podemos de Vitória, Rogério Pinheiro, mas contaria com aval da Estadual.

O principal motivo seria a postura que o vereador tem tomado de oposição ao governo do Estado e estaria provocando mal-estar. O Podemos faz parte da base aliada e participa da gestão com o presidente estadual da legenda – o secretário de Governo, Gilson Daniel –, e com Rogerinho, na presidência do Ipem.

“O Rogerinho me ligou dizendo que eu deveria deixar o partido. Mas ele disse isso porque é cargo comissionado do Governo, quer mostrar que me controla”, disse Armandinho.

Rogerinho rebateu e disse que esse não é o principal motivo. “O partido trabalhou dois anos para fazer chapa e elegê-lo e ele não tem sido parceiro do partido. Como mandatário, ele pode seguir o que acredita, mas precisa conversar com o partido”. Rogerinho disse que o partido está disposto a liberá-lo.

Cargos em jogo

Entre as coisas também reclamadas pelo presidente municipal do Podemos, Rogerinho Pinheiro, estaria a ocupação dos cargos. Nos bastidores há, nos partidos, um acordo de cavalheiros para abrigar algumas lideranças. “Armandinho não indicou um companheiro do partido para os 20 cargos que tem na Câmara e os 5 ou 7 que tem na prefeitura”.

Neucimar quer CPI

Após o ministro do STF Luís Barroso determinar que o Senado dê início à CPI pra apurar possível omissão do governo federal durante a pandemia e Bolsonaro acusar o ministro de ativismo político, o deputado federal Neucimar Fraga protocolou requerimento para uma CPI que apure supostas irregularidades de estados e municípios no uso de recursos da Covid.

Ocupação de leitos na rede privada

O governo do Estado divulgou ontem o painel com o número de leitos da rede privada para o tratamento de Covid. Dos hospitais que informaram, no Estado há 217 leitos de UTI, sendo que 197, até o final da tarde de ontem, já estavam ocupados (90,7%). Leitos de enfermaria são 366, sendo 263 ocupados (71,8%). O Estado tem 1.006 leitos de UTI pra Covid com ocupação de 93,9%.

Imagem ilustrativa da imagem Vereador convidado a sair do partido
|  Foto: Arte: André Felix / AT
Sem feriado para Vitória

A próxima segunda-feira será feriado estadual, mas não para os servidores da Prefeitura de Vitória que tiveram um feriadão na semana passada, com a antecipação de três feriados. Por conta disso também não haverá transporte coletivo. O Transcol e os ônibus municipais só voltam na terça.

Ninguém quer ser pai de filho feio

No anúncio do mapa de risco ontem, o governador disse que pediu aos municípios que elaborem decretos para fiscalizar o uso de máscaras em espaços públicos e citou alguns poucos – menos de 10 – que já teriam elaborado projetos e decretos para aumentar as restrições e fiscalizações. A questão é que o desgaste político gerado por medidas de restrição ou pela aplicação de uma multa por não usar máscara não é algo que a maioria dos prefeitos queira bancar.

GALERIA

Propostas

Havia uma proposta dos ônibus voltarem na segunda-feira, mas com a frota reduzida por conta do feriado. Mas a proposta foi vencida na Sala de Situação e os ônibus voltam terça.

Sessões remotas

Vereadores de Guarapari aprovaram a suspensão das sessões presenciais, substituindo por sessões remotas (virtuais) já a partir da semana que vem, devido à pandemia.

Prioridade

A deputada Janete de Sá indicou ao governo que os profissionais de imprensa tenham prioridade na vacinação, tendo em vista que a profissão está no rol das atividades essenciais e que o Brasil é o País que mais enterrou jornalista vítima de Covid.

2022 chegando...
O ex-senador Magno Malta foi a Brasília acompanhar a sessão do STF sobre cultos presenciais.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: