X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Novas estações do Aquaviário em Vitória

Governo quer implantar estações de embarque e desembarque na avenida Beira-Mar, perto da praça Pio XII, e na rodoviária da capital


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novas estações do Aquaviário em Vitória
Região próxima à Praça Pio XII, no centro de Vitória, onde ficará uma das estações do Aquaviário |  Foto: Leone Iglesias/AT

Na reta final da implantação do novo Aquaviário, o governo do Estado já tem mais dois pontos previstos para implantar estações de embarque e desembarque em Vitória. Um deles, na avenida Beira-Mar, na altura da praça Pio XII, no Centro.

O projeto da estação no local está concluído, mas em análise de forma conjunta pelo governo do Estado, prefeitura e pela VPorts, empresa que assumiu o Porto de Vitória. 

Leia mais sobre Vem para o Centro aqui

A outra estação que já está com projeto em andamento para construção é na Rodoviária de Vitória. 

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que já houve reunião com a Vports sobre o tema. “As conversas estão adiantadas, mas ainda seguem em análise”. 

Além deles, o secretário afirmou que outros quatro pontos estão em estudo: na antiga estação Dom Bosco, no Cais do Hidroavião, em Santo Antônio, no Museu da Vale (região de São Torquato) e na região da nova orla de Cariacica. 

“O mapeamento dos novos pontos faz parte do planejamento da primeira fase de implantação do aquaviário, que visa dar mais alternativas de paradas para o usuário, mas dentro do mesmo trajeto”.

Apesar do planejamento de novos pontos, o secretário ressaltou que o objetivo no momento é iniciar a operação do sistema, em breve. “Estamos aguardando a chegada da segunda embarcação. Ela está na água em Porto Seguro, na Bahia, passando por inspeção de mar da Marinha”.

A expectativa é que no final do mês a embarcação seja liberada para vir para o Estado. “A partir da chegada, iniciaremos os testes aqui de embarcação, de flutuantes, com a embarcação mais carregada, de  bilhetagem, de sistemas de câmeras, entre outros”.

Com as duas embarcações em solo capixaba, Damasceno explicou que já será possível iniciar a operação do sistema. Já a terceira lancha, que terá dois andares, ele explicou que está em fabricação. “O importante é a chegada da segunda, que também é capaz de passar por baixo das Cinco Pontes”.

Sobre a possibilidade de nova estação na região da Beira-Mar, a Vports informou que está tratando o assunto com o governo do Estado e as instituições envolvidas no projeto e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do Estado.


Raio-X

Três embarcações com ar-condicionado

Embarcações

Inicialmente, três embarcações farão parte do Sistema Aquaviário. Duas delas terão capacidade de transportar de 90 a 100 passageiros. A terceira, que é um catamarã, terá dois andares e terá capacidade para transportar mais de 100 pessoas.

Os barcos são equipados com ar-condicionado, espaço para bicicletas, banheiro, acessibilidade e wi-fi  e contarão com colete salva-vidas.

Números

Cerca de quatro a cinco mil pessoas poderão ser transportadas por dia por meio dos três barcos do Aquaviário, das 6 às 22 horas, todos os dias da semana. 

Estações

Três estações do novo Aquaviário funcionarão em um primeiro momento: na Praça do Papa, em Vitória; Prainha, em Vila Velha, e Porto de Santana, Cariacica.

Os pontos de embarque e desembarque contam com estrutura onde os passageiros podem aguardar a embarcação.

Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, como uma ponte, que será coberta.

A estação de Porto de Santana e da Praça do Papa estão praticamente finalizadas. Já a de Vila Velha está em fase de finalização das obras.

Fonte: Governo do Estado.

Imagem ilustrativa da imagem Novas estações do Aquaviário em Vitória

Leia mais

Porto aberto ao desenvolvimento

Reabertura de escritórios e procura maior por salas em Vitória

Empréstimo para revitalizar imóveis do Centro de Vitória

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: