Novas estações do Aquaviário em Vitória
Governo quer implantar estações de embarque e desembarque na avenida Beira-Mar, perto da praça Pio XII, e na rodoviária da capital
Escute essa reportagem
Na reta final da implantação do novo Aquaviário, o governo do Estado já tem mais dois pontos previstos para implantar estações de embarque e desembarque em Vitória. Um deles, na avenida Beira-Mar, na altura da praça Pio XII, no Centro.
O projeto da estação no local está concluído, mas em análise de forma conjunta pelo governo do Estado, prefeitura e pela VPorts, empresa que assumiu o Porto de Vitória.
Leia mais sobre Vem para o Centro aqui
A outra estação que já está com projeto em andamento para construção é na Rodoviária de Vitória.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que já houve reunião com a Vports sobre o tema. “As conversas estão adiantadas, mas ainda seguem em análise”.
Além deles, o secretário afirmou que outros quatro pontos estão em estudo: na antiga estação Dom Bosco, no Cais do Hidroavião, em Santo Antônio, no Museu da Vale (região de São Torquato) e na região da nova orla de Cariacica.
“O mapeamento dos novos pontos faz parte do planejamento da primeira fase de implantação do aquaviário, que visa dar mais alternativas de paradas para o usuário, mas dentro do mesmo trajeto”.
Apesar do planejamento de novos pontos, o secretário ressaltou que o objetivo no momento é iniciar a operação do sistema, em breve. “Estamos aguardando a chegada da segunda embarcação. Ela está na água em Porto Seguro, na Bahia, passando por inspeção de mar da Marinha”.
A expectativa é que no final do mês a embarcação seja liberada para vir para o Estado. “A partir da chegada, iniciaremos os testes aqui de embarcação, de flutuantes, com a embarcação mais carregada, de bilhetagem, de sistemas de câmeras, entre outros”.
Com as duas embarcações em solo capixaba, Damasceno explicou que já será possível iniciar a operação do sistema. Já a terceira lancha, que terá dois andares, ele explicou que está em fabricação. “O importante é a chegada da segunda, que também é capaz de passar por baixo das Cinco Pontes”.
Sobre a possibilidade de nova estação na região da Beira-Mar, a Vports informou que está tratando o assunto com o governo do Estado e as instituições envolvidas no projeto e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do Estado.
Raio-X
Três embarcações com ar-condicionado
Embarcações
Inicialmente, três embarcações farão parte do Sistema Aquaviário. Duas delas terão capacidade de transportar de 90 a 100 passageiros. A terceira, que é um catamarã, terá dois andares e terá capacidade para transportar mais de 100 pessoas.
Os barcos são equipados com ar-condicionado, espaço para bicicletas, banheiro, acessibilidade e wi-fi e contarão com colete salva-vidas.
Números
Cerca de quatro a cinco mil pessoas poderão ser transportadas por dia por meio dos três barcos do Aquaviário, das 6 às 22 horas, todos os dias da semana.
Estações
Três estações do novo Aquaviário funcionarão em um primeiro momento: na Praça do Papa, em Vitória; Prainha, em Vila Velha, e Porto de Santana, Cariacica.
Os pontos de embarque e desembarque contam com estrutura onde os passageiros podem aguardar a embarcação.
Para o acesso aos barcos, haverá uma interligação, como uma ponte, que será coberta.
A estação de Porto de Santana e da Praça do Papa estão praticamente finalizadas. Já a de Vila Velha está em fase de finalização das obras.
Fonte: Governo do Estado.
Leia mais
Porto aberto ao desenvolvimento
Reabertura de escritórios e procura maior por salas em Vitória
Comentários