X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Museu Vale vai mudar para armazém do porto de Vitória

Fechado desde 2022, o espaço cultural será reaberto em 2025 no Armazém 4 do Porto de Vitória e vai ocupar também o prédio anexo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Museu Vale vai mudar para armazém do porto de Vitória
Projeção do novo museu Vale: serão investidos R$ 13 milhões para recuperação estrutural e implementação do espaço |  Foto: Divulgação/ Vports

O Museu Vale irá para o Centro! Anteriormente instalada em Vila Velha, a sede, que estava fechada desde 2022, reabrirá e passará a levar entretenimento e cultura para a população no Armazém 4 e no prédio anexo do Porto de Vitória.

O novo espaço tem 3.400 metros quadrados de área e será totalmente modernizado, ganhando reestruturação territorial, econômica, social e paisagística. A expectativa é de que a atração seja aberta ao público a partir de 2025.

De acordo com o diretor presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, a ação vai proporcionar o acesso à cultura e ao lazer para os capixabas, contribuindo também para a revitalização do Centro.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirmou que o projeto é de “fundamental importância para alavancar o turismo no coração da cidade”.

Ele ainda informou que tem o objetivo de aumentar os espaços para estacionamento na região do Porto de Vitória, “para que as pessoas possam estacionar os veículos em segurança”.

É válido ressaltar que o Museu manterá seus três eixos de atuação, sendo: o acesso à arte contemporânea, a promoção da arte-educação e a memória e preservação histórica.

Os planos de chamar a atenção do público não estão focados somente no Armazém 4 do porto. Fabricio Noronha, secretário de Estado da Cultura, disse que há ideias para que o Armazém 5 seja um destino para o lazer.

“Queremos trabalhar com o Armazém 5 para que haja um grande complexo cultural. Estamos fazendo o desenho, pensamos em um espaço multiuso que integre cultura e gastronomia. Seguimos estudando junto com a Vports (responsável pela operação do porto) a viabilidade disso. Estamos em negociação”, afirmou.

FIQUE POR DENTRO

Área total de 3.400 metros quadrados

O museu foi inaugurado em 1998, tendo como a missão de estabelecer diálogos e aliar de maneira harmoniosa a arte, educação e cultura, unindo públicos e territórios diversos através das atividades realizadas.

Sua antiga sede ficava instalada na Estação Ferroviária Pedro Nolasco, e estava fechada desde 2022.

Realizações

Na Antiga sede, diversos artistas expuseram suas obras. Alguns nomes: Angelo Venosa, Eder Santos, Hilal Sami Hilal, Rosilene Luduvico, Vik Muniz, Irmãos Campana.

O local também foi utilizado como espaço para realização de palestras relacionadas à arte e à filosofia.

Visitantes

O Museu Vale já recebeu mais de 2 milhões de visitantes, sendo desse montante, mais de 500 mil estudantes.

Nova sede

O Instituto Cultural Vale e a Vports, responsável pela operação do porto, assinaram no mês passado um acordo para viabilizar o novo espaço cultural capixaba. Serão investidos R$ 13 milhões para recuperação estrutural e a implementação do museu.

A nova sede do Museu Vale será instalada no Armazém 4 e no prédio anexo do Porto de Vitória, no Centro.

Ela terá uma área total de 3.400 metros quadrados e ficará próxima ao Palácio Anchieta.

O espaço será totalmente modernizado, ganhando uma reestruturação territorial, econômica, social e paisagística.

Os detalhes serão definidos após a conclusão dos projetos em andamento.

A expectativa é de que seja aberta ao público a partir de 2025, com nova museografia (engloba aspectos técnicos e executivos do museu).

Até a inauguração, o Museu Vale vai manter sua atuação extramuros.

Fonte: Instituto Cultural Vale, Museu Vale e Vports.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: