Ufes e Ifes abrem inscrição para 2.353 vagas por meio do Sisu
Escute essa reportagem
A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2020 terá inscrições de terça (07) a sexta-feira (10).
No Estado, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) utilizam o sistema como seleção de novos graduandos. Ao todo, serão ofertadas 2.353 vagas.
Nesta edição, a Ufes terá 2.239 vagas, distribuídas em 59 cursos nos quatro campi do Estado: Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Do total, 1.114 são destinadas à ampla concorrência e 1.125 à reserva de vagas, que corresponde a Lei 12.711/2012.
Já o Ifes oferece 114 vagas em cursos de graduação. São eles: Engenharia de Minas, no campus de Cachoeiro de Itapemirim, com 32 vagas; Engenharia Elétrica, no campus de São Mateus, com 20 vagas; Engenharia de Controle e Automação e Sistema de Informações, ambos no campus da Serra, com 22 e 40 vagas, respectivamente.
A estudante Brenda Seidel, de 19 anos, já concluiu o ensino médio e pretende concorrer a uma vaga da segunda edição anual do Sisu – que seleciona alunos para instituições federais de todo o País.
Brenda está na escolha entre Medicina ou Enfermagem, na Ufes. “Pretendo fazer algum curso da área de saúde, mas ainda não sei exatamente qual”, contou.
Ela contou que já está, também, se preparando para a próxima edição do Enem, mas que não irá deixar de concorrer com a nota do ano passado. “Minha expectativa não está muito alta, estou focando mais no próximo Enem, para tentar uma vaga em 2021”, explicou.
As inscrições, para participar da segunda edição do Sisu, são gratuitas e vão de terça (07) a sexta-feira (10) até 23 horas, por meio do site https://sisu.mec.gov.br/#/ e informar o número de inscrição do Enem 2019.
Os interessados devem ter o certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, além de terem realizado o Enem 2019. Nesse exame, o aluno não pode ter zerado a prova de Redação.
Avaliação
Na última semana, o Instituto Federal do Espírito Santo, em Vila Velha, alcançou o primeiro lugar na nota do Enem 2019, entre os institutos federais do País. Essa foi a primeira vez que houve a participação do campus Vila Velha na avaliação.
Além disso, o campus Vila Velha conquistou o 5º lugar entre as escolas públicas de todo o Brasil e a mesma colocação entre todas as escolas (públicas e privadas) do Espírito Santo.
Comentários