Casa da Cultura Roberto Carlos com nova rua, praça e até estacionamento
Proposta inclui ainda criação da Casa do Artesão. Obras devem começar até o final deste ano, com conclusão em 2027
Escute essa reportagem

Localizada na rua João de Deus Madureira, em Cachoeiro, a Casa da Cultura Roberto Carlos – onde nasceu o Rei e que hoje funciona como museu – passará por mudanças significativas nos próximos meses.
O projeto da administração municipal prevê a demolição de imóveis vizinhos e desapropriações para abrir uma nova rua que levará ao local. Também está prevista a construção de uma praça, que receberá o nome de Lady Laura, em homenagem à mãe do cantor, e até estacionamento.
As obras estão previstas para iniciar até o fim do ano, com conclusão em 2027.
“Hoje, a casa está escondida. Com a demolição de um prédio que já pertence à prefeitura, vamos dar visibilidade. Essa praça vai valorizar a Casa de Roberto Carlos”, afirma o prefeito Theodorico Ferraço.
A proposta inclui ainda a criação da Casa do Artesão nos fundos do imóvel, alem da ampliação da via para permitir o tráfego de ônibus e veículos de turismo.
“Queremos transformar esse espaço em um polo de turismo cultural. A casa do nosso Rei merece estar à altura da sua história”, reforça o prefeito.
Durante a apresentação do projeto ao vice-governador Ricardo Ferraço, em junho, o político destacou a relevância simbólica da iniciativa. “Roberto Carlos leva o nome de Cachoeiro para o mundo. É hora de prestarmos uma homenagem à altura, com um centro cultural que será referência nacional”.
Moradores da cidade comemoraram a proposta de revitalização. “Roberto Carlos faz parte da nossa história. A casa dele precisava mesmo de mais destaque, porque é um patrimônio afetivo de todos nós”, diz o empreendedor Geraldo Souza, 63 anos.
Para a professora aposentada Lúcia Helena Nascimento, 71, a novidade representa mais do que turismo. “É memória. A gente que viu o Roberto crescer sente orgulho de ver esse cuidado com a casa onde tudo começou”.
Já a universitária Ana Beatriz Martins, 19, vê na iniciativa uma forma de valorizar a cultura local. “Muita gente da minha idade não conhece a história completa de Roberto Carlos. Com essa revitalização, vai ser mais fácil se conectar com esse legado”.
A residência onde nasceu e morou Roberto Carlos conta hoje com um acervo de fotos, discos, quadros e instrumentos musicais que fizeram parte da trajetória do cantor.
Fique por dentro
Casa da Cultura Roberto Carlos

Onde: Rua João de Deus Madureira, Cachoeiro de Itapemirim.
Entrada franca.
Como é atualmente
Funciona como museu e espaço cultural.
Guarda objetos pessoais, móveis antigos, fotografias e registros da infância e juventude de Roberto Carlos.
É um ponto de visitação turística e de valor afetivo para fãs e moradores da cidade.
Como vai ficar
Demolição e ampliação de acesso
Imóveis vizinhos serão demolidos e haverá desapropriações. O objetivo é alargar a rua de acesso à casa, hoje considerada “escondida”.
Nova praça pública
Será construída ao lado do museu e se chamará Praça Lady Laura, em homenagem à mãe de Roberto Carlos.
Visa dar visibilidade à casa e criar um espaço de convivência.
Casa do Artesão
Será implantada nos fundos do museu, valorizando o trabalho de artistas locais.
Infraestrutura para turismo
A via de acesso será ampliada para permitir a passagem de ônibus e veículos de turismo.
Haverá a construção de um estacionamento para visitantes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários