Guarapari estuda regras para ônibus de turismo que chegam a cidade
Iniciativa prevê a implantação de um estacionamento público. Em seguida, serão definidos valores a serem praticados
Escute essa reportagem

A Prefeitura de Guarapari analisa a criação de novas medidas para controlar o acesso de ônibus de excursão ao município. A proposta já fazia parte dos planos de gestão da mobilidade urbana e de melhorias no turismo desde a campanha do prefeito Rodrigo Borges.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Fernando Otávio Campos, a iniciativa prevê a implantação de um estacionamento público destinado a ônibus fretados. Em seguida, serão definidos tos critérios de controle e os valores a serem praticados.
“Não faremos nada diferente do que já é realizado com sucesso em outros destinos turísticos, como Cabo Frio, Búzios, Porto Seguro — que visitamos para entender a aplicação e os resultados — e Balneário Camboriú. A efetivação do projeto depende de algumas etapas e será conduzida com diálogo junto ao setor produtivo e à população de Guarapari”, destacou.
A iniciativa ganha força após a Secretaria de Estado do Turismo divulgar um levantamento do primeiro Anuário do Transporte Terrestre, que coloca Guarapari na liderança entre os destinos mais procurados por ônibus fretados no Espírito Santo. Em 2024, a cidade recebeu 162.410 passageiros por meio desse tipo de transporte.
Fernando Otávio acrescentou que ainda está sendo feita uma análise para definir o local onde será implantado o estacionamento. “Estamos avaliando as áreas públicas disponíveis para essa finalidade. A intenção é escolher um espaço fora da área urbana, a fim de não comprometer a mobilidade. Ainda não há definição”.
O empresário e vice-presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Espírito Santo (Sindihotéis-ES), Gustavo Guimarães, disse que essa medida já é discutida há anos e, na última reunião do Conselho Municipal de Turismo, foi definido um posicionamento oficial sobre o tema.
“Sobretudo neste verão, houve uma grande desordem no trânsito, com ônibus estacionado de forma irregular pela cidade, o que chegou a bloquear várias ruas da Praia do Morro”, explicou.
Para ele, a proposta tem potencial para fortalecer o turismo local. “Uma medida como essa tende a gerar empregos, ocupação de mão de obra, renda e, sobretudo, divisas para o município, que poderá reinvestir esses recursos em benefícios para a própria população”.
Saiba Mais
Estacionamento fora da área urbana
Guarapari estuda implementar um novo modelo de controle para ônibus de turismo entrarem na cidade.
Segundo a prefeitura, a medida visa dar ordenamento ao município, seguindo exemplos de outras cidades turísticas, como Porto Seguro, Cabo Frio e Balneário Camboriú.
A ideia vem sendo discutida há alguns anos, mas ganhou força recentemente após a divulgação do primeiro Anuário de Transporte Terrestre pela Secretaria de Estado do Turismo, que mostra que Guarapari ficou na liderança de turismo por transporte fretado.
Em 2024, a cidade recebeu 162.410 passageiros nesse modelo de turismo, superando Vitória, com 130.069, segundo o levantamento.
Representantes do setor são a favor do movimento, que, além de impactar positivamente a mobilidade da cidade, vai gerar retorno financeiro para o município.
O Conselho Municipal de Turismo, em sua última reunião, deliberou um posicionamento oficial apoiando a iniciativa.
A ideia da prefeitura é criar um estacionamento público em um local fora da área urbana para, depois, avaliar as formas de cobrança para os ônibus.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários