X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Trânsito mais complicado com a volta às aulas hoje

| 03/02/2020 12:03 h | Atualizado em 03/02/2020, 12:31

Trânsito lento nas proximidades da Terceira Ponte: motoristas devem ter paciência e sair mais cedo de casa.
Trânsito lento nas proximidades da Terceira Ponte: motoristas devem ter paciência e sair mais cedo de casa. |  Foto: Leone Iglesias/Arquivo AT 12/01/2020
Quem precisa enfrentar o trânsito da Grande Vitória todos os dias vai notar uma grande diferença a partir de hoje. É que a volta às aulas e o término do período de férias em vários setores devem deixar o trânsito mais complicado.

Para tentar minimizar os efeitos dos congestionamentos e dar mais fluidez ao tráfego, as guardas municipais de Vitória, Vila Velha e Serra montaram estratégias que devem endurecer as fiscalizações, sobretudo no entorno das escolas.

Em Vitória, as fiscalizações serão intensificadas principalmente nos bairros Santa Lúcia, Praia do Canto e São Pedro.

De acordo com o gerente de operação e fiscalização de trânsito de Vitória, Marcelo Perozini, existe um grupamento de projetos sociais que faz um trabalho educativo nas escolas.

“A gente faz a notificação a todo condutor de veículo sobre a obrigação de respeitar as leis e a sinalização de trânsito. A gente também auxilia na travessia de crianças e dos familiares”, disse.

Perozini orientou que os motoristas dirijam com prudência, paciência e que saiam um pouco mais cedo de casa para evitar estresse e atraso.

Em Vila Velha, os guardas municipais vão atuar no tráfego das vias mais movimentadas. O coordenador do Grupamento Escolar da Guarda Municipal, Leonardo Borini, explicou que o trabalho é mais intenso nos bairros Centro, Boa Vista e Coqueiral de Itaparica.

Já na Serra, o Departamento de Operações de Trânsito (DOT) tem um esquema montado para dar mais fluidez ao trânsito. “Vamos fazer a Operação Linha Verde para liberar o trânsito, mesmo com o sinal vermelho. Vamos atuar também nos bairros que são os gargalos, como Manoel Plaza, Jardim Limoeiro, Carapina e Laranjeiras”, disse o diretor do órgão, João Filho.

Segundo o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe), cerca de 250 mil alunos voltam às aulas a partir de hoje. Ao longo da semana, os alunos da rede pública também voltam às atividades.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES) informou que 3.656 vans escolares estão regulares para transportar alunos a partir de hoje.

Fluxo deve aumentar entre 30% e 50%

Vitória

  • A guarda municipal se prepara para intensificar as fiscalizações e as orientações educativas no entorno das escolas estaduais, municipais e particulares.
  • O trabalho fica mais intenso nos horários de entrada e saída dos alunos, no período da manhã, tarde e noite.
  • Bairros como Santa Lúcia, Praia do Canto e São Pedro concentram a maioria das ações.
  • Os guardas inibem parada e estacionamento irregulares nas portas das escolas, ajudam a dar mais fluidez no trânsito das vias dos entornos das escolas e também auxiliam na travessia dos alunos.

Vila Velha

  • O Grupamento do Trânsito da Guarda Municipal estima que o fluxo de veículos deve aumentar de 30% a 50% nas vias da cidade com a volta às aulas desta semana.
  • Os agentes da guarda vão intensificar as fiscalizações para orientar os mostoristas e evitar congestionamentos.
  • Oos bairros com mais fiscalizações são Centro, Boa Vista e Coqueiral de Itaparica, no entorno das escolas e faculdades.
  • A guarda municipal também atua nas 101 unidades educacionais do município, com orientações aos pais, motoristas de vans e até os próprios alunos sobre a segurança no trânsito.
  • As viaturas de trânsito vão fiscalizar principalmente os locais de grande movimentação, observando os cuidados para o transporte dos alunos, como o uso do cinto de segurança, estacionamento em fila dupla e, eventualmente, verificar se o veículo está certificado para o transporte dos alunos.

Serra

  • A Guarda municipal montou um esquema para reduzir os impactos do trânsito na volta às aulas.
  • Além de atuar nos entornos das escolas, os agentes vão deflagrar a Operação Linha Verde.
  • Os agentes ficam posicionados em sinais na Norte Sul, nos horários de pico, para orientar o trânsito. Quando possível, eles seguram um cruzamento e permitem que na via perpendicular motoristas passem com o sinal ainda vermelho. 
  • As avenidas com mais gargalos são a Norte Sul, nos bairros Manoel Plaza, Carapina e Jardim Limoeiro, e Eudes Scherrer, em Laranjeiras.
Fonte: Prefeituras citadas.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS