Teste de direção de moto agora no Pavilhão de Carapina
Escute essa reportagem
O Pavilhão de Carapina, na Serra, agora é o local para a realização das provas práticas de direção para quem quer tirar carteira de habilitação na categoria A. Isso porque foi instalado no espaço o Centro Metropolitano de Provas Práticas de Direção Veicular, que começou a ser utilizado ontem.
O espaço de 3 mil metros quadrados vai atender os candidatos que pretendem tirar a carteira para motociclistas e que estejam vinculados aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Vitória, Serra e Cariacica. Os candidatos dos CFCs de Cariacica, porém, também têm a opção de marcar a prova para Vila Velha.
O local para a criação do centro foi viabilizado junto à Secretaria de Turismo (Setur), que é detentora do espaço, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de condutores de motocicletas.
Antes, as provas para motociclistas nos três municípios eram realizadas em áreas dentro dos bairros de Jardim da Penha, em Vitória; Laranjeiras, na Serra; e Maracanã, em Cariacica.
“Essas provas geralmente aconteciam em trechos de ruas, em ambientes menos movimentados, mas não tão adequados. O objetivo então foi criar condições melhores para quem realiza as provas, com área coberta, pista de provas rigorosamente dentro do que determina a resolução, banheiros, água potável, ou seja, o mínimo de condições para que as provas aconteçam de forma adequada, com o objetivo também de ter aprovações com melhores resultados”, explica o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.
Ele explicou que o Centro Metropolitano de Provas Práticas de Direção Veicular não está atendendo aos candidatos de Vila Velha neste momento porque o Detran-ES considera que o espaço destinado às provas nesse município é adequado. O circuito funciona no estacionamento do Shopping Boulevard, em Itaparica.
Neste momento, por causa da pandemia, as provas práticas de direção veicular estão podendo acontecer em 14 municípios, com medidas de segurança contra o novo coronavírus: Vitória, Cariacica, Serra, Vila Velha, Guarapari, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Nova Venécia, Linhares, São Mateus e Barra de São Francisco.
Espaço é aprovado por candidato
Em sua primeira tentativa, o promotor de vendas Rafael Ramos, 20 anos, morador de Vila Nova de Coares, da Serra, foi aprovado na prova de direção para motociclistas ontem, no Centro Metropolitano de Provas Práticas de Direção Veicular, no Pavilhão de Carapina, e aprovou o novo local de provas.
“O local é muito bom, tem um bom espaço. Vi algumas pequenas diferenças em relação ao percurso que eu vinha treinando, mas fui bem e passei sem perder pontos”, salientou.

Estado ganhou 24.833 motociclistas
O Centro Metropolitano de Provas Práticas de Direção Veicular, no Pavilhão de Carapina, na Serra, servirá para a formação de milhares de condutores. Apenas ontem, na inauguração do espaço, 40 pessoas fizeram a prova no local.
Nos últimos 12 meses, entre julho de 2019 e junho de 2020, segundo o Detran, 24.833 novos motociclistas foram habilitados no Estado, somando quem tirou apenas a categoria A ou quem, além dessa, também obteve habilitação para outro tipo de veículo, como a categoria AB (para motos/motonetas e carros), por exemplo.
Ainda de acordo com o órgão, há 1.525.440 milhões de pessoas habilitadas no Estado, sendo que 887.671 mil têm habilitação para motocicleta e motoneta, representando 58% do total de condutores no Estado, somando os que também estão habilitados a outros veículos, como os que têm habilitação categoria AB ou AC, por exemplo.
Há 2.053.221 milhões de veículos no Estado. Dessa frota, 465.394 mil são motocicletas (22,67%) e 114.451 mil são motonetas (5,57%).
Segundo o diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira, o órgão planeja a criação de um espaço parecido com o que foi instalado no Pavilhão de Carapina também fora da Grande Vitória.
“É o projeto, estender estruturas como essa para outras regiões do interior. Isso se dará gradativamente, priorizando cidades polos, como Colatina, Cachoeiro e São Mateus. Isso já está no nosso plano e estamos verificando áreas”.
Comentários