X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Secretaria afirma que só soube de pesquisa do Ministério da Saúde depois


Equipes da primeira pesquisa nacional sobre a pandemia de Covid-19 foram detidas pela polícia em São Mateus, no Norte do Estado, e Cachoeiro de Itapemirim, na região Sul. Com orientação do Ministério da Saúde, os pesquisadores estavam coletando sangue da ponta dos dedos dos moradores quando foram denunciados.

O objetivo da pesquisa é estimar quantos brasileiros já foram infectados pelo novo coronavírus, o que auxilia o planejamento do combate à doença e o seu estudo científico.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que “recebeu ofício do Ministério da Saúde (MS) sobre a pesquisa ‘Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional’ na sexta-feira (15), depois do trabalho iniciado”.

De acordo com a Sesa, as equipes da Vigilância em Saúde Estadual foram acionadas para avisar os municípios selecionados para a pesquisa, destacando a importância da mesma.

A secretaria esclareceu ainda que a pesquisa feita pelo Ministério da Saúde “não possui relação com o ‘Inquérito Sorológico Covid-19 no ES’, lançado pelo Governo Estadual no último dia 13 e realizado em parceria com os 19 municípios selecionados, cuja próxima fase será de 27 a 29 de maio”.

Imagem ilustrativa da imagem Secretaria afirma que só soube de pesquisa do Ministério da Saúde depois
Será coletada uma gota de sangue do dedo do morador na sua casa |  Foto: Arquivo/AT

Prefeitura nega agressões

A Prefeitura de São Mateus informou, também por meio de nota, que o “município foi informado por moradores que 18 pessoas, transportadas em duas vans, estavam fazendo testes de coronavírus em diversos bairros. Contudo, como o Município não havia sido comunicado sobre a ação nem pelo Ministério da Saúde tampouco pela Secretaria Estadual de Saúde, acionou autoridades policiais e foi à campo averiguar”.

A nota afirma ainda que em nenhum momento foram registradas agressões contra os pesquisadores.

Inicialmente, profissionais da Secretaria de Saúde de São Mateus pensaram ser o Inquérito Epidemiológico feito pelo Governo do Estado. 

"Em nenhum momento nos opomos à pesquisa, no entanto, era preciso que previamente estivéssemos sido avisados, para que também nos colocássemos à disposição para auxiliar", explicou a prefeitura. 

Cachoeiro

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, em nota encaminhada à reportagem, disse desconhecer "quaisquer detenções de profissionais da primeira pesquisa sobre a epidemia de Covid19". Também declarou que "não sabe porque foi incluída na listagem de cidades onde ocorreram as prisões".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: