Vaidade masculina: procedimentos estéticos e plásticas em homens dobram em 7 anos
Tratamentos sem cirurgia, como botox, são os mais procurados. Naturalidade e uma recuperação rápida são os principais objetivos
Siga o Tribuna Online no Google
O número de procedimentos estéticos entre o público masculino dobrou nos últimos sete anos, com destaque para a América Latina e o Oriente Médio. Os dados são da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.
Entre 2018 e 2024, os procedimentos não cirúrgicos, como botox e peelings, tiveram um aumento de 116% entre os homens. Já os cirúrgicos cresceram 95%.
A médica Renata Mello diz que nos últimos anos tem observado esse aumento em sua clínica. “Hoje os homens chegam mais bem informados e muito mais abertos a conversar sobre cuidados com a aparência e envelhecimento saudável”.
De acordo com Renata, os procedimentos mais procurados são o Ultraformer MPT — ultrassom usado para tratar flacidez e gordura localizada —, o botox e os tratamentos para calvície. “De forma geral, os homens preferem opções não cirúrgicas, com recuperação rápida e que preservem a identidade facial”.
No caso das cirurgias, o cirurgião plástico Ariosto Santos destaca que os procedimentos mais procurados variam conforme a faixa etária.
“Em pacientes mais jovens, entre 18 e 25 anos, são comuns cirurgias de orelha de abano e rinoplastia. Na faixa dos 30 a 40 anos, cresce a procura por implante capilar e lipoaspiração. Já a partir dos 45 anos, a blefaroplastia e correção da papada se tornam mais frequentes”.
O especialista explica ainda que a tendência tem sido a naturalidade. “As pessoas querem parecer mais descansadas, mais jovens, mas sem mostrar que fizeram cirurgia”.
Para a dermatologista Karina Mazzini, esse aumento reflete uma mudança no comportamento masculino. “Hoje, os homens também querem estar com a pele bonita e o cabelo bem cuidado. Para eles, a imagem se tornou algo extremamente importante”.
E a preocupação nem sempre é puramente estética. “Vejo um cuidado grande em relação à saúde também. Muitos chegam no consultório se queixando das manchas, por exemplo, com medo de ser um câncer de pele”.
Segundo a dermatologista Oliete Guerra, essa preocupação indica que os homens têm percebido mais claramente os sinais do envelhecimento. “Ao mesmo tempo, ver as mulheres mais cuidadas e bonitas também funciona como um estímulo para começarem a se cuidar”.
Você sabia?
O Brasil é o País que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Em 2024, foram mais de 2 milhões de procedimentos cirúrgicos realizados, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética. O País também fica em segundo lugar na realização de procedimentos não cirúrgicos.
Saiba Mais
Levantamento
O número de procedimentos estéticos entre o público masculino dobrou entre 2018 e 2024, de acordo com dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.
Os maiores índices foram registrados na América Latina e no Oriente Médio.
No mundo, os homens representam cerca de 16% do total de procedimentos.
A projeção é de que o mercado de procedimentos estéticos para o público masculino mantenha um crescimento médio de 5% ao ano até 2030.
Homens
Cirurgias: Aumento de 95%.
Tratamentos não cirúrgicos: Aumento de 116%.
Mulheres
Cirurgias: Aumento de 59%.
Tratamentos não cirúrgicos: Aumento de 55%.
Procedimentos mais procurados
No geral, homens têm buscado procedimentos menos invasivos e com mais naturalidade.
Cirúrgicos
Otoplastia: Cirurgia para corrigir orelhas proeminentes, popularmente chamadas de “orelhas de abano”.
Rinoplastia: Cirurgia que remodela o nariz, melhorando a aparência e podendo também corrigir problemas funcionais.
Ginecomastia: Cirurgia que remove o excesso de tecido glandular ou de gordura nas mamas masculinas
Implante capilar: Procedimento cirúrgico usado para reverter a calvície. Retira folículos capilares de áreas com boa densidade e os implanta em áreas calvas ou ralas.
Lipoaspiração: Cirurgia para a remoção de gordura localizada.
Correção da papada: É uma lipoaspiração na região da papada para remover gordura localizada e melhorar o contorno do rosto.
Blefaroplastia: Cirurgia para remover o excesso de pele, bolsas de gordura e flacidez das pálpebras.
Não cirúrgicos
Ultraformer MPT: É um ultrassom de tecnologia avançada usado para fazer lifting facial não invasivo, contorno corporal e tratar gordura localizada.
Botox (toxina botulínica): Medicamento injetável que paralisa temporariamente os músculos. Muito usado para suavizar rugas e linhas de expressão.
Peelings: Procedimentos de esfoliação e renovação celular que descamam a pele para reduzir rugas, manchas e melhorar a textura.
Laser: Utiliza feixes de luz concentrada para tratamentos de pele, incluindo rejuvenescimento, remoção de manchas e cicatrizes de acne.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários