X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Uso de remédio para dormir em crianças preocupa médicos

Conhecida como hormônio da noite, a melatonina tem sido utilizada por pais para fazer filhos dormirem “na hora certa”


Imagem ilustrativa da imagem Uso de remédio para dormir em crianças preocupa médicos
O hormônio melatonina é facilmente encontrado em farmácias |  Foto: Canva

Facilmente comprado em farmácias e até na internet, o hormônio melatonina se popularizou nos últimos anos como “indutor de sono”. 

Para médicos, além da preocupação com o uso sem prescrição por adultos, o alerta  é para o uso da medicação também em crianças ou até mesmo a intoxicação por ingestão não intencional.

Leia mais sobre Saúde aqui

Estudo nos Estados Unidos mostrou um aumento de 530% nos casos de intoxicação por melatonina entre 2012 a 2021. A maioria das intoxicações (94%) ocorreu por ingestão não intencional. Entre os motivos é que a melatonina é encontrada até em gomas, como jujubas, em farmácias americanas.

No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), informou que em 2022 foram registrados 188 casos de intoxicação por medicamentos em crianças. Em relação à melatonina, foi um caso.

No Brasil, o hormônio tem sido mais facilmente encontrado em gotas, mas já tem até versões infantis na internet, que prometem o filho dormindo “na hora certa”.

Médica especialista em Medicina do Sono, pesquisadora e professora da Multivix, Jessica Polese explicou que a melatonina é um hormônio produzido pelo próprio corpo e não deve ser tomado para dormir sem  indicação médica. 

“Hoje a melatonina tem bons resultados em pacientes autistas, assim como pessoas com  distúrbio de ritmo, que são pessoas que dormem durante o dia e ficam acordadas à noite. São casos específicos”.

Segundo a médica, mesmo para casos de insônia em adultos, ela não é o tratamento indicado.

A pediatra Flavia Tavares Silva Dela Fuente Araújo afirmou que hoje há uma preocupação grande quanto ao uso de substâncias como a melatonina para crianças “dormirem melhor”.

“Já vi postagens em redes sociais da venda de melatonina em versão infantil. Isso é grave, pois a melatonina é um hormônio que o nosso corpo produz. Se começamos a dar para crianças tomarem sem indicação, a produção pelo organismo é inibida.”

A maior parte das crianças tem melhora da qualidade do sono com mudança de comportamento e rotina na hora de dormir Flavia Tavares, pediatra
 

Para ela, o grande problema é que muitos pais não fazem uma higiene do sono adequada, com rotina para dormir, retirando telas um tempo antes de irem para cama.

Leia mais

Gripe aviária: “Não há risco em consumir ovos e aves”, diz secretário do ES

Estudo comprova poder da vitamina D contra depressão

A neurologista infantil Larissa Freire Krohling explicou que entre os efeitos colaterais pelo uso da melatonina em crianças está a sonolência, dor de cabeça, agitação, além de poder afetar o desenvolvimento hormonal, como a puberdade e ciclos menstruais.

Entre os efeitos colaterais pelo uso da melatonina estão sonolência, dor de cabeça e prejuízo ao desenvolvimento hormonal Larissa Freire Krohling, Neurologista infantil
  

Saiba mais

Melatonina

É um hormônio produzido pelo próprio organismo, na glândula pineal, que fica no cérebro. A melatonina é liberada no corpo no início da noite, quando cai a iluminação natural, ajudando a  promover o início do sono.

De forma geral, ela seria o “hormônio da noite”.

Uso sem indicação

Apesar de ser comprado hoje facilmente, médicos alertam que a melatonina não deve ser usada sem uma indicação.

Em alguns casos específicos, o uso tem benefícios, como em pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com distúrbios do ritmo circadiano do sono (distúrbio de ritmo), em pacientes com Alzheimer, entre outros casos. 

Uso em crianças

Segundo médicos, hoje existem duas preocupações quanto ao uso de medicamentos para dormir, como a melatonina, em crianças.

Uma delas é o fato de muitos pais que tomam regularmente a melatonina terem em casa, próximo a suas camas. Isso aumenta a chance de intoxicação acidental em crianças. Em alguns locais, como nos Estados Unidos, o hormônio também é vendido em gomas, como se fossem balas.

Outra preocupação é com relação à administração para crianças por alguns pais sem a prescrição. Muitos acreditam que se trata de um medicamento natural, que ajuda as crianças a dormirem melhor. 

No entanto, segundo médicos, há possibilidades de efeitos colaterais, como agitação e sonolência. Os casos de dificuldades também podem ser resolvidos, na maioria das vezes, com mudanças na rotina do sono.

Fonte: Médicos consultados.

Leia mais

Adoçante artificial não emagrece nem evita diabete, afirma OMS

Anvisa concede registro de vacina nacional contra 4 tipos de meningite

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: