Sociedade Brasileira de Diabetes diz que estoque de insulina no País pode acabar
Órgão orientou os pacientes que fazem uso diário do medicamento a procurar seus médicos caso não consigam a insulina pelo SUS
Escute essa reportagem
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) disse estar preocupada com um possível desabastecimento de insulina no Sistema Único de Saúde (SUS). Eles se baseiam em uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) que apurou que o estoque da insulina do Ministério da Saúde acaba em abril. A SBD então emitiu um alerta para que os paciente procurem seus médicos em caso não consigam a inulina na rede pública.
Em reportagem publicada no jornal O Globo, a SBD disse que o Brasil tem cerca de 16,8 milhões de diabéticos, e desse montante, 560 mil têm diagnóstico de diabetes tipo 1 e precisam usar insulina diariamente.
Leia mais notícias sobre Saúde aqui.
"Não sabemos o número de pessoas com diabetes tipo 2 que utilizam insulina, mas acreditamos que em torno de 20% utilizam insulina na saúde pública", disse a nota da SBD.
Na reportagem do jornal O Globo é dito que o Ministério da Saúde informou que abriu um procedimento de compra emergencial de 1,3 milhão de tubetes de 3 ml de insulina. Porém o TCU ainda alerta para o risco do desabastecimento, já que segundo a auditoria, os remédios chegariam em julho, e o estoque atual do SUS só iria até maio.
Leia mais:
Doenças respiratórias lotam prontos-socorros da Grande Vitória
Fiocruz e instituto chinês assinam acordo de cooperação científica
Novo tratamento para obesidade simula efeitos da bariátrica sem cirurgia
Comentários