X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Prefeituras voltam a marcar consultas e exames nos postos de saúde


Imagem ilustrativa da imagem Prefeituras voltam a marcar consultas e exames nos postos de saúde
A unidade de saúde da Ilha de Santa Maria, em Vitória |  Foto: Leone Iglesias/AT

Consultas e exames de rotina, que foram adiados devido à pandemia, voltaram a ser realizados nas unidades de saúde de cidades da Grande Vitória. Na capital, por exemplo, nesta semana, a prefeitura retomou os agendamentos online para consultas, que estavam suspensas desde março do ano passado.

De acordo com a secretária de saúde do município, Thais Cohen, desde o começo do ano as unidades de saúde vinham apenas realizando atendimentos de acompanhamento de pessoas idosas, gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto), recém-nascidos e com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Agora, as consultas estão sendo ampliadas para a população em geral, com o agendamento online. “Está sendo aberto o agendamento para as unidades de saúde com médicos e enfermeiros. Estamos evoluindo para disponibilizar outros profissionais, como educador físico, para avaliação física”, afirmou a secretária.

No caso das especialidades médicas, Thais explicou que se o médico da unidade identificar a necessidade, o paciente é encaminhado para o atendimento. Em casos de dificuldades para o agendamento online, ela destacou que as unidades de saúde estão prontas para auxiliar os moradores.

Em Vila Velha, de acordo com a prefeitura, as consultas eletivas voltaram a ser ofertadas após o município retornar a classificação verde no mapa de risco, dia 5 de julho. Quem precisa de consulta deve procurar uma unidade de saúde, próximo de sua residência.

Na Serra, as consultas eletivas foram retomadas em maio deste ano, segundo a prefeitura. O agendamento acontece por meio de demanda livre.

O município também oferece consulta com especialistas, como cardiologia, endocrinologia, ortopedia, fisioterapia e geriatria, além de exames como ultrassonografia e mamografia.

Cariacica retomou com as consultas em março, segundo a secretária de Saúde, Roberta Goltara. Nas unidades, as consultas com médicos da atenção básica são realizadas e, se houver necessidade, o paciente é encaminhado ao especialista, a exemplo do pneumologista Lucimar Cesquim Diniz.

O município credenciou 33 mil consultas, que estão sendo realizadas desde junho. “Reforçamos que os pacientes que estão aguardando consultas, exames e cirurgias atualizem, nas unidades de saúde, o cartão do SUS, porque muitas vezes não conseguimos contato pelo telefone cadastrado”, disse Roberta.


Agendamento online ou presencial


Vitória

  • Retornou nesta semana o agendamento online para consultas nas unidades de saúde, para o público em geral. O sistema estava suspenso desde março do ano passado. Em caso de necessidade, o médico da unidade encaminha o paciente para o especialista.
  • Para agendar a consulta o cidadão pode acessar o link minhaconsulta.vitoria.es.gov.br.
  • Em casos de dificuldades, o morador pode procurar uma unidade de saúde para ser auxiliado.

Serra

  • As consultas também foram retomadas, e o agendamento acontece por meio de demanda livre. A maior parte das especialidades é encontrada no Ambulatório de Especialidades Médicas, em Carapina.
  • Os exames de mamografia agora são marcados na recepção da unidade, após a consulta, e são realizados entre três a quatro dias.
  • O município também está realizando cirurgia de vasectomia. Para o serviço o morador deve procurar a unidade de saúde mais próximo.

Cariacica

  • Está realizando consultas desde março, além das consultas com especialistas. Nas unidades básicas de saúde, as consultas com médicos da atenção básica são realizadas diariamente. Caso necessário, é feito encaminhamento ao especialista, que pode ser da própria rede municipal, da rede credenciada ou da regulação do Estado.
  • O município credenciou 33 mil consultas médicas especializadas para serem oferecidas aos cidadãos, ofertadas desde junho. As agendas são abertas mensalmente.

Vila Velha

  • Também está ofertando consultas eletivas e o morador deve procurar a unidade de saúde mais próximo de sua residência. Cada unidade tem seu planejamento para marcação.

Fonte: Prefeituras consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: