Login

Atualize seus dados

Saúde

Prefeituras voltam a marcar consultas e exames nos postos de saúde

19/08/2021 16:20:06 min. de leitura

Imagem ilustrativa da imagem Prefeituras voltam a marcar consultas e exames nos postos de saúde
A unidade de saúde da Ilha de Santa Maria, em Vitória Foto: Leone Iglesias/AT

Consultas e exames de rotina, que foram adiados devido à pandemia, voltaram a ser realizados nas unidades de saúde de cidades da Grande Vitória. Na capital, por exemplo, nesta semana, a prefeitura retomou os agendamentos online para consultas, que estavam suspensas desde março do ano passado.

De acordo com a secretária de saúde do município, Thais Cohen, desde o começo do ano as unidades de saúde vinham apenas realizando atendimentos de acompanhamento de pessoas idosas, gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto), recém-nascidos e com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Agora, as consultas estão sendo ampliadas para a população em geral, com o agendamento online. “Está sendo aberto o agendamento para as unidades de saúde com médicos e enfermeiros. Estamos evoluindo para disponibilizar outros profissionais, como educador físico, para avaliação física”, afirmou a secretária.

No caso das especialidades médicas, Thais explicou que se o médico da unidade identificar a necessidade, o paciente é encaminhado para o atendimento. Em casos de dificuldades para o agendamento online, ela destacou que as unidades de saúde estão prontas para auxiliar os moradores.

Em Vila Velha, de acordo com a prefeitura, as consultas eletivas voltaram a ser ofertadas após o município retornar a classificação verde no mapa de risco, dia 5 de julho. Quem precisa de consulta deve procurar uma unidade de saúde, próximo de sua residência.

Na Serra, as consultas eletivas foram retomadas em maio deste ano, segundo a prefeitura. O agendamento acontece por meio de demanda livre.

O município também oferece consulta com especialistas, como cardiologia, endocrinologia, ortopedia, fisioterapia e geriatria, além de exames como ultrassonografia e mamografia.

Cariacica retomou com as consultas em março, segundo a secretária de Saúde, Roberta Goltara. Nas unidades, as consultas com médicos da atenção básica são realizadas e, se houver necessidade, o paciente é encaminhado ao especialista, a exemplo do pneumologista Lucimar Cesquim Diniz.

O município credenciou 33 mil consultas, que estão sendo realizadas desde junho. “Reforçamos que os pacientes que estão aguardando consultas, exames e cirurgias atualizem, nas unidades de saúde, o cartão do SUS, porque muitas vezes não conseguimos contato pelo telefone cadastrado”, disse Roberta.


Agendamento online ou presencial


Vitória

  • Retornou nesta semana o agendamento online para consultas nas unidades de saúde, para o público em geral. O sistema estava suspenso desde março do ano passado. Em caso de necessidade, o médico da unidade encaminha o paciente para o especialista.
  • Para agendar a consulta o cidadão pode acessar o link minhaconsulta.vitoria.es.gov.br.
  • Em casos de dificuldades, o morador pode procurar uma unidade de saúde para ser auxiliado.

Serra

  • As consultas também foram retomadas, e o agendamento acontece por meio de demanda livre. A maior parte das especialidades é encontrada no Ambulatório de Especialidades Médicas, em Carapina.
  • Os exames de mamografia agora são marcados na recepção da unidade, após a consulta, e são realizados entre três a quatro dias.
  • O município também está realizando cirurgia de vasectomia. Para o serviço o morador deve procurar a unidade de saúde mais próximo.

Cariacica

  • Está realizando consultas desde março, além das consultas com especialistas. Nas unidades básicas de saúde, as consultas com médicos da atenção básica são realizadas diariamente. Caso necessário, é feito encaminhamento ao especialista, que pode ser da própria rede municipal, da rede credenciada ou da regulação do Estado.
  • O município credenciou 33 mil consultas médicas especializadas para serem oferecidas aos cidadãos, ofertadas desde junho. As agendas são abertas mensalmente.

Vila Velha

  • Também está ofertando consultas eletivas e o morador deve procurar a unidade de saúde mais próximo de sua residência. Cada unidade tem seu planejamento para marcação.

Fonte: Prefeituras consultadas.