X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Pesquisa revela que até sorrisos forçados fazem bem para a saúde

Estudo dos EUA mostrou que as sensações de alegria liberam substâncias que influenciam na saúde emocional


Ouvir

Escute essa reportagem

O ato de sorrir libera para o corpo substâncias ligadas a sensações de alegria, como a serotonina, sendo positivo para o bem-estar da pessoa. 

Essa temática foi trabalhada em uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e publicada na revista Nature Human Behavior. Os pesquisadores comprovaram os benefícios de sorrir, mesmo que forçadamente.  

De acordo com a psicóloga Aline Silva, o sorriso ajuda a produzir um sentimento geral de bem-estar. Mesmo não sendo natural, autoprovocado, ele consegue gerar isso. “Por meio do nosso comportamento, conseguimos ativar alguns comandos do nosso cérebro. Mesmo não sendo espontâneo, mandamos mensagem para o nosso cérebro de que estamos felizes”, explicou.   

Para o psicólogo Gerson Abarca, sorrir, mesmo que seja de maneira forçada, é positivo, pois dribla sentimentos negativos. 

“Mesmo estando mal-humorada, com algum sofrimento interno, ao sorrir, a pessoa consegue driblar essa situação adversa que está passando, mandando uma mensagem de espontaneidade e liberdade”.

Para a psicóloga Mariana Monteiro, sorrir é bom, porém, é sempre importante não exagerar em forçar as expressões. 

“Toda pessoa precisa saber o seu limite. Tem que ter esse autoconhecimento para saber o que é legal para você, para não ter uma disparidade muito grande da pessoa que você é para esse sorriso forçado. É importante reconhecer momentos de apatia, tristeza e mau humor  para procurar ajuda”, disse. 

A pesquisa utilizou diferentes métodos para chegar à conclusão dos benefícios do sorriso para o humor da pessoa: participantes imitaram sorrisos de fotos,  forçaram sorrisos, forçaram um sorriso mordendo um lápis ou fizeram uma expressão triste ao tentar segurar o objeto com os lábios.

Os resultados apontaram que os dois primeiros métodos apresentaram aumento na felicidade da pessoa, enquanto o último não teve esse efeito. 

De acordo com o coautor do estudo, José Antonio Hinojosa, professor da Universidade Complutense de Madri, é preciso estar atento ao sorriso. “Este estudo mostra que para ter esse efeito de nos fazer felizes porque geramos um sorriso, precisamos estar atentos ao sorriso”, ressaltou.

“Já carrego comigo a alegria”

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa revela que até sorrisos forçados fazem bem para a saúde
Modelo Elica Fernandes |  Foto: Leone Iglesias/AT

A modelo Elica Fernandes adora sorrir. Ela afirmou que é muito espontânea, mesmo no trabalho.   

“Eu gosto muito de sorrir, principalmente quando estou tirando as fotos de modelo. Eu já carrego comigo a alegria dentro de mim, então consigo sorrir com facilidade”, contou a jovem de 22 anos. 

Para Elica, o sorriso tem muito poder. “O sorriso pode mudar qualquer coisa, faz bem para a alma, para a saúde da pessoa, pode mudar o ambiente”, comentou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: