Pesquisa revela que até sorrisos forçados fazem bem para a saúde
Estudo dos EUA mostrou que as sensações de alegria liberam substâncias que influenciam na saúde emocional
Escute essa reportagem
O ato de sorrir libera para o corpo substâncias ligadas a sensações de alegria, como a serotonina, sendo positivo para o bem-estar da pessoa.
Essa temática foi trabalhada em uma pesquisa realizada por estudiosos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e publicada na revista Nature Human Behavior. Os pesquisadores comprovaram os benefícios de sorrir, mesmo que forçadamente.
De acordo com a psicóloga Aline Silva, o sorriso ajuda a produzir um sentimento geral de bem-estar. Mesmo não sendo natural, autoprovocado, ele consegue gerar isso. “Por meio do nosso comportamento, conseguimos ativar alguns comandos do nosso cérebro. Mesmo não sendo espontâneo, mandamos mensagem para o nosso cérebro de que estamos felizes”, explicou.
Para o psicólogo Gerson Abarca, sorrir, mesmo que seja de maneira forçada, é positivo, pois dribla sentimentos negativos.
“Mesmo estando mal-humorada, com algum sofrimento interno, ao sorrir, a pessoa consegue driblar essa situação adversa que está passando, mandando uma mensagem de espontaneidade e liberdade”.
Para a psicóloga Mariana Monteiro, sorrir é bom, porém, é sempre importante não exagerar em forçar as expressões.
“Toda pessoa precisa saber o seu limite. Tem que ter esse autoconhecimento para saber o que é legal para você, para não ter uma disparidade muito grande da pessoa que você é para esse sorriso forçado. É importante reconhecer momentos de apatia, tristeza e mau humor para procurar ajuda”, disse.
A pesquisa utilizou diferentes métodos para chegar à conclusão dos benefícios do sorriso para o humor da pessoa: participantes imitaram sorrisos de fotos, forçaram sorrisos, forçaram um sorriso mordendo um lápis ou fizeram uma expressão triste ao tentar segurar o objeto com os lábios.
Os resultados apontaram que os dois primeiros métodos apresentaram aumento na felicidade da pessoa, enquanto o último não teve esse efeito.
De acordo com o coautor do estudo, José Antonio Hinojosa, professor da Universidade Complutense de Madri, é preciso estar atento ao sorriso. “Este estudo mostra que para ter esse efeito de nos fazer felizes porque geramos um sorriso, precisamos estar atentos ao sorriso”, ressaltou.
“Já carrego comigo a alegria”

A modelo Elica Fernandes adora sorrir. Ela afirmou que é muito espontânea, mesmo no trabalho.
“Eu gosto muito de sorrir, principalmente quando estou tirando as fotos de modelo. Eu já carrego comigo a alegria dentro de mim, então consigo sorrir com facilidade”, contou a jovem de 22 anos.
Para Elica, o sorriso tem muito poder. “O sorriso pode mudar qualquer coisa, faz bem para a alma, para a saúde da pessoa, pode mudar o ambiente”, comentou.
Comentários