X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

“Nosso cérebro precisa de prioridades”, diz psiquiatra

Especialista recomenda focar no que é mais importante para garantir o bom funcionamento do cérebro


Ouvir

Escute essa reportagem

Em uma sociedade conectada e tecnológica, podem surgir vários estímulos que prejudicam o foco e a atenção. Celulares, falta de organização, muitos compromissos e responsabilidades estão entre os estímulos que prejudicam essas habilidades. 

Por isso, elencar prioridades na rotina é fundamental para otimizar o trabalho e o consumo de energia do cérebro. 

“A verdade é  que as pessoas estão cada vez mais cansadas,  ansiosas e com  dificuldade  de se  concentrar. São demandas cada vez maiores e mais coisas para fazer. O cérebro do ser humano não consegue acompanhar tudo isso de maneira otimizada. Ele não aguenta fazer tudo que queremos que ele faça. Nosso cérebro precisa de prioridades”, destaca o psiquiatra Jairo Navarro. 

Imagem ilustrativa da imagem “Nosso cérebro precisa de prioridades”, diz psiquiatra
Jairo Navarro: “O cérebro do ser humano não consegue acompanhar tudo isso de maneira otimizada” |  Foto: Douglas Schneider/AT

O médico recomenda focar naquilo que é mais importante. “Não precisamos tentar fazer tudo, mas aquilo que é mais importante. Sempre falo isso para os meus pacientes”, disse.

A  psicopedagoga Ester Chapiro, que é especialista em desenvolvimento humano, lembra que concentração, foco e atenção são habilidades que devem ser desenvolvidas. 

“O estudante precisa desenvolver a atenção e o foco, é um processo. Vamos aos poucos conquistando essas habilidades. À medida que treina,  a gente começa a desenvolver mais”, observa.  

Além de planejar uma rotina de estudos ou de trabalho, uma dica da  especialista  é fazer pequenas pausas. “Dividir em blocos ajuda a pensar, descansar nos intervalos. Mas, antes de mais nada,  é preciso um planejamento para dar comandos ao cérebro de como ele vai precisar funcionar”.

Saúde em foco: médicos explicam tratamentos para Déficit de atenção em adultos

Mais de 300 mil no ES já usam remédio para aumentar concentração

Síndrome pós-covid pode causar falta de atenção

Afastar distrações, como o celular e as redes sociais, também é uma boa dica.  De acordo com a empresária, consultora de marcas  e especialistas em gestão de carreira Amanda Coelho, o que prejudica o foco nas tarefas do dia é a quantidade de estímulos. 

“Acho que o que prejudica é a quantidade de estímulos,  de todos os cantos, por exemplo o celular. A tecnologia trouxe muita coisa boa, mas traz uma hiperestimulação”. 

Outra dica da especialista para manter o foco no trabalho é a qualidade de sono e o exercício físico. “Quando não dormimos bem, há uma grande dificuldade de concentração, o rendimento fica diminuído no dia a dia. Por isso, além do planejamento, dormir bem é fundamental”, explicou Amanda Coelho.

Mais pessoas buscam o  remédio para emagrecer

Além de melhorar a atenção, os remédios psicoestimulantes estão sendo procurados também para o emagrecimento. 

O Venvanse, que é indicado por médicos para o tratamento de compulsão alimentar, está sendo usando, sem prescrição, para o emagrecimento, como explica o nutrólogo Roger Bongestab.

Imagem ilustrativa da imagem “Nosso cérebro precisa de prioridades”, diz psiquiatra
Roger Bongestab: orientação |  Foto: Leone Iglesias/AT

“A compulsão alimentar é uma das principais causas de ganho de peso. Mas vemos pessoas utilizando a medicação sem a devida orientação médica”, destaca.  

Os médicos explicam que o medicamento  estimula a noradrenalina e isso faz com que o corpo entre em estado de atenção pleno e o cérebro também emite uma resposta para a inibição do apetite.

“O medicamento é indicado em alguns casos de obesidade mórbida. Mas, embora seja uma medicação que também ajude a emagrecer, não deve ser utilizada para esta finalidade sem uma avaliação pelo especialista”, lembra a médica Thais Silveira, especialista em psiquiatria. 

O uso incorreto da medicação, segundo os médicos, pode causar  desde uma irritabilidade até  efeitos mais severos, como episódios de mania  e alterações psíquicas. 

"Os efeitos podem ser  irritabilidade, alterações do sono, alterações de humor, que podem propiciar depressão e episódios de mania,  alterações psíquicas,  levando até à  alteração de comportamento e  dependência química”, alerta o nutrólogo.

>>> Dicas para manter foco e concentração

Planeje o seu  dia

Planeje suas atividades de preferência no dia anterior ou no início do dia.  Estabeleça prioridades e pequenas tarefas dentro delas. O cérebro humano gosta de previsibilidade e assim consome menos recursos.

Evite distrações  

Concentre-se em uma atividade por vez. Desative as notificações do celular e tenha momentos específicos para checar e responder mensagens. Faça pequenos intervalos durante as tarefas.

Encontre seu modo de fazer 

Quando se trata de estudo, é importante  o aluno descobrir o modo como ele aprende. Alguns são visuais e outros guardam melhor ouvindo. 

Tenha sono de qualidade

O SONO em quantidade e qualidade adequadas ajuda a manter a concentração nas tarefas do dia a dia.

Faça exercícios 

PESQUISAS EM neurociência identificaram uma ligação forte entre o exercício aeróbico e a clareza cognitiva. Cerca de 30 minutos por dia são suficientes para ajudar no desempenho.

Meditação e menos estresse

ESTUDOS mostram que a meditação de atenção plena produz efeitos no cérebro, ativando as regiões relacionadas à memória, concentração e criatividade, além de ajudar no controle do estresse.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: