X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Médicos revelam os 40 alimentos com mais risco de provocar doenças


Imagem ilustrativa da imagem Médicos revelam os 40 alimentos com mais risco de provocar doenças
A empresária Sonale Gonçalves, 33, mudou completamente de alimentação para ter uma saúde melhor. Ela contou que há anos não toma refrigerante e tenta não comer produtos industrializados. |  Foto: Antonio Moreira/AT

Você é aquilo que come. Esse pensamento popular, de acordo com os médicos, condiz com a realidade. É preciso estar atento ao que se come, pois muitos alimentos podem aumentar o risco de doenças como diabetes, infartos e até tumores.

Hambúrgueres, margarinas, biscoitos, pães e até peixes estão na lista de 40 alimentos com mais risco de provocar doenças, se consumidos em excesso, segundo os médicos.

“De forma geral, os alimentos ultraprocessados, defumados ou que sofreram alguma alteração da indústria para ter uma durabilidade maior do que o natural são alimentos que têm substâncias adicionadas que levam a um maior risco de doenças, como os cânceres”, alertou o nutrólogo Roger Bongestab.

Ele explicou que os embutidos, tais como salsichas, peito de peru e bacon, podem aumentar o risco de câncer de estômago e de intestino, além de levar à obesidade e síndrome metabólica.
“A cerveja e o chope também aumentam o risco de desenvolver doenças cardiovasculares”, disse o nutrólogo.

A presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no Espírito Santo, Queulla Garret, ressalta que a doença que mais cresce no Brasil e no mundo é a diabetes, que leva a complicações que podem causar o infarto.

“Está havendo um abuso das bebidas açucaradas, como os refrigerantes. O paciente tem de ter uma consciência alimentar e tentar comer alimentos mais saudáveis. O fast food (lanche rápido) e os hambúrgueres são um desastre para a alimentação e a saúde”, destacou.

Segundo o nutrólogo Fernando Cerqueira, a farinha branca, contida nos pães, biscoitos e empanados, é a maior vilã.

“Essa farinha pode causar inúmeras doenças, como diabetes tipo 2, obesidade, problemas digestivos e até depressão, devido à flutuação de níveis de açúcar no organismo”, afirmou.
Há também os alimentos que parecem saudáveis, mas podem ser muito perigosos, como as margarinas e o óleo vegetal, de acordo com o nutrólogo Marcelo Pi.

“A margarina é um alimento que tem origem no milho, por exemplo. Mas, como está hidrogenado, ou seja, misturado a gordura hidrogenada, isso leva a várias doenças e problemas inflamatórios. É preciso ficar atento”.

No entanto, a nutróloga Sandra Lúcia Fernandes ressalta que um alimento isolado não é capaz de causar doença. “Mas altas quantidades de gordura saturada, açúcares refinados e excesso de sódio podem aumentar os riscos. É preciso ficar atento”.

Alimentos prejudiciais ao organismo

1 Margarina
Por que faz mal: Tem muita gordura trans em sua composição. Faz a acumulação de colesterol ruim nas artérias, o que aumenta o risco de ataques cardíacos.

2 Refrigerantes
Por que fazem mal: São pobres em nutrientes e ricos em açúcares. O consumo em excesso pode provocar uma diabetes devido ao seu alto teor de açúcares. As versões sem açúcar não se salvam pois têm alta concentração de aspartame, que pode causar ataques de ansiedade, insônia e TPM.

3 Linguiças
Por que fazem mal: São ricas em gordura, aumenta o colesterol, a pressão sanguínea e o risco de câncer de cólon. Têm muito sódio, substância responsável pela retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

4 Salmão chileno

Por que faz mal: Ele é criado em cativeiro e colorido artificialmente para ficar com a cor salmonada. É uma substância sintética derivada do petróleo. Além disso, tem mais gordura.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos revelam os 40 alimentos com mais risco de provocar doenças
|  Foto: Reprodução/Instagram
5 Batata frita

Por que faz mal: O petisco é fonte de gorduras trans, além de conter uma substância cancerígena, a acrilamida, que é formada quando aquecida em altas temperaturas. O óleo usado para fritura ainda pode causar inflamações no corpo. Além disso, em excesso, está relacionada à obesidade.

6 Temperos prontos

Por que fazem mal: Nos temperos artificiais, há uma concentração muito grande de conservantes e outras substâncias, que, em excesso, podem causar câncer, dores de estômago e até mesmo lesões neurológicas.

7 Ketchup

Por que faz mal: As receitas têm muitos conservantes, sal e açúcares para padronizar o sabor e aumentar o tempo de validade do produto. Em excesso, o tempero sintético pode causar problemas cardiovasculares, obesidade e outros.

8 Salgadinhos de pacote

Por que fazem mal: Além do perigo da fritura, os salgadinhos embalados têm grandes quantidades de substâncias sintéticas, como conservantes, aromatizantes e outros. Além de estarem relacionados com o ganho de peso.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos revelam os 40 alimentos com mais risco de provocar doenças
9 Sorvete

Por que faz mal: A sobremesa tem altos níveis de açúcar, gorduras trans, corantes e saborizantes artificiais, que são substâncias tóxicas ao nosso sistema nervoso e também podem causar diabetes.

10 Biscoito recheado

Por que faz mal: Além da grande quantidade de açúcares e farinha branca, os biscoitos são ricos em gorduras trans que aparecem nos rótulos como “gordura vegetal hidrogenada”. A ação no organismo é semelhante à da gordura saturada, favorecendo a inflamação das artérias.

11 Salsicha

Por que faz mal: Carnes processadas geralmente têm em sua composição produtos químicos e conservantes, como nitrato de sódio, que está relacionado com surgimento de cânceres, principalmente de intestino e estômago.

12 Churrasco

Por que faz mal: Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. Também possui fatores mutagênicos que levam ao aparecimento de tumores.

13 Macarrão instantâneo

Por que faz mal: Além do excesso de calorias, que leva à obesidade, esse tipo de macarrão contém uma grande quantidade de sódio, o que aumenta a pressão arterial e pode provocar ataques cardíacos e derrames, por exemplo.

14 Cerveja

Por que faz mal: O álcool etílico consumido em excesso compromete o fígado, que não consegue expelir as toxinas. Além disso, a cerveja e o chope têm uma grande quantidade de calorias e glúten.

15 Coxinha

Por que faz mal: O salgadinho é uma paixão brasileira, mas, além do alta quantidade de calorias, que pode levar à obesidade, a fritura pode ocasionar problemas cardíacos e até câncer.

16 Suco de caixinha

Por que faz mal: Parece ser uma opção mais saudável, mas na verdade tem alto teor de açúcares e poucos nutrientes. Em excesso, pode levar a diabetes e ao ganho de peso.

17 Pipoca de micro-ondas

Por que faz mal: Em sua embalagem, há uma substância química chamada ácido perfluorooctanoic (PFOA), que aumenta o risco de tumor no rim, na bexiga e outros. Além dos conservantes, que podem causar cânceres e doenças pulmonares.

18 Café

Por que faz mal: O consumo excessivo – mais de quatro xícaras por dia – aumenta o nível de cortisol, que leva ao ganho de peso. Além disso, pode causar psoríase e até aumentar o risco de cáries nos dentes, devido à quantidade de açúcar que acompanha.

19 Adoçantes artificiais

Por que fazem mal: Possuem uma toxina chamada dicetopiperazina (DKP). Quando o estômago processa esse elemento, produz substâncias que podem causar cânceres.

20 Óleos vegetais

Por que fazem mal: Apesar de parecerem naturais, esses óleos passam por processos químicos que acrescentam vários ingredientes ricos em gorduras e aumentam as chances de entupimento das veias e de infarto.

21 Salame de peito de Peru

Por que faz mal: É um tipo de embutido que geralmente tem em sua composição produtos químicos, conservantes e uma quantidade elevada de sódio para que fique conservado, o que pode levar a aumento de peso, pressão arterial e outras doenças.

22 Barrinhas de cereais

Por que fazem mal: Parecem uma opção saudável, mas na verdade esse tipo de petisco tem grande quantidade de açúcares refinados, o que aumenta as calorias, a obesidade e as doenças ligadas a esse problema.

23 Pães

Por que fazem mal: A farinha branca presente nos pães, quando em excesso, pode causar inúmeras doenças, como diabetes tipo 2, obesidade, problemas digestivos e até depressão, por causa das elevadas quantidades de açúcares que libera no corpo.

24 Hambúrguer

Por que faz mal: Esse tipo de lanche tem alto teor de gordura, sódio e muitas calorias. Além disso, afeta a produção de dopamina, que é uma substância química responsável pela sensação de felicidade e que dá suporte à função cognitiva do cérebro.

25 Lasanha congelada

Por que faz mal: Os alimentos congelados são ricos em sódio. A substância libera hormônios que provocam retenção de líquido, inchaço e o aumento da pressão alta. O fosfato presente nos congelados acelera o envelhecimento da pele.

26 Empanados

Por que fazem mal: Contêm como ingredientes farinha branca, que se transforma em açúcares no corpo, alto teor de sódio e substâncias químicas, como aromatizantes, corantes e conservantes que causam doenças.

27 Iogurtes

Por que fazem mal: São ricos em gordura, que em excesso pode aumentar o risco de doenças cardíacas. Além disso, contêm alto teor de açúcares sintéticos que podem ser descritos nos rótulos com outros nomes.

28 Achocolatados

Por que fazem mal: As versões comuns possuem de 75% a 90% de açúcar e pequenas quantidades de vitaminas e minerais. Isso acelera o envelhecimento, aumenta o teor de gordura no corpo e pode levar a diabetes e hiperatividade nas crianças.

29 Cereais matinais

Por que fazem mal: São feitos a partir de grãos processados e ainda têm adição de açúcar e carboidratos refinados, que fazem mal à saúde e podem provocar diabetes, obesidade e outros doenças.

30 Biscoito de água e sal

Por que faz mal: Geralmente não é feito apenas com água, sal e farinha, como sugere o nome. Na receita, são adicionadas várias substâncias sintéticas que prejudicam a saúde.

31 Queijos

Por que fazem mal: Alguns tipos possuem alta concentração de gorduras saturadas, que em excesso podem causar danos ao coração, e também de sódio, que em quantidades exageradas pode elevar a pressão arterial. Em alguns, ainda são acrescentados corantes.

32 Torradas industrializadas

Por que fazem mal: Carboidratos queimados ou torrados apresentam hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) e acrilamida, que têm potencial cancerígeno. Além disso, são acrescentadas substâncias químicas para uma maior durabilidade.

33 Soja

Por que faz mal: produtos à base de soja são entendidos como saudáveis, mas são ricos em isoflavonas. Esses compostos da soja imitam o hormônio estrogênio, que, em excesso, pode causar problemas de fertilidade.

34 Chocolate

Por que faz mal: O doce tem uma grande quantidade de açúcar e gordura, às vezes até maior do que a quantidade de cacau. Além das calorias, o chocolate em excesso pode aumentar a possibilidade de diabetes e obesidade.

35 Carnes vermelhas

Por que fazem mal: Possuem aminoácidos que, se ingeridos em excesso, fazem com que o fígado produza uma substância que leva à inflamação nas artérias, o que favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a hipertensão. Além disso, estão associadas ao câncer de cólon, de mama e de próstata.

36 Óleo de coco

Por que faz mal: Apesar de ser divulgado como uma gordura boa, pesquisas mostram que o óleo tem alto teor de gordura saturada, o que pode aumentar o colesterol ruim.

37 Bacon

Por que faz mal: A gordura e a quantidade de sódio presentes no bacon aumentam o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto. Além dos perigos contidos na frituras.

38 Legumes enlatados

Por que fazem mal: alimentos enlatados têm alto teor de conservantes e sódio que prejudicam a saúde do coração e podem causar hipertensão.

39 Donuts

Por que faz mal: O doce tem 35% de gordura trans em sua composição, além de açúcar em excesso, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares. Aumenta o risco de diabetes, colesterol alto e hipertensão.

40 Doces

Por que fazem mal: Consumir doces exageradamente estimula a glicação, que acelera o processo de envelhecimento, aumenta consideravelmente o risco de diabetes e também cáries.

Fonte: Médicos e nutricionistas consultados e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: