X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Médicos dizem se existe fórmula da felicidade


Imagem ilustrativa da imagem Médicos dizem se existe fórmula da felicidade
As irmãs Ana Paula e Mariana Barboza Freitas trabalham juntas e a relação de afeto e amizade entre elas ajuda a tornar a vida das duas ainda mais feliz |  Foto: Fábio Nunes/AT

A felicidade tem se tornado uma das maiores buscas da sociedade nos últimos tempos, mas como alcançar algo tão difícil de se descrever? De acordo com médicos e especialistas, a felicidade é subjetiva e diferente para cada pessoa, portanto, não existe uma fórmula mágica.

“Pode existir um remédio para retirar da doença, mas não tem um remédio para te fazer feliz. Não existe mágica, quase tudo que ensinamos e instruímos para tornar as pessoas mais felizes é de graça”, comentou a psicóloga do Departamento de Psiquiatria (IPQ) da Universidade de São Paulo (USP) Lina Sue Matsumoto.

Apesar de não existir um método milagroso, estratégias ligadas à psicologia positiva como atividade física, alimentação saudável, meditação, espiritualidade, gratidão e otimismo podem ser adotados no cotidiano dos pacientes para alcançar a felicidade.

O médico psiquiatra e psicoterapeuta da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Leonardo Machado, aponta que, além desses métodos, as pessoas devem buscar um propósito a seguir na vida.

“Para ser feliz é importante não buscar tanto a felicidade. Quanto mais uma pessoa busca ser feliz, mais se afasta dela. O importante é procurar um sentido de vida. Se você tem um propósito, a felicidade vem como consequência”.

Os especialistas estão reunidos neste fim de semana para debater sobre o tema no curso “A Ciência da Felicidade”, no auditório da Associação Médica do Espírito Santo (Ames), em Vitória.

Em busca da felicidade, a publicitária Ana Paula Barboza Freitas Saib deixou o cargo em uma empresa de marketing para trabalhar por conta própria em um escritório com a irmã, Mariana Barboza Freitas. A publicitária conta que, após a mudança, passou a encarar a vida com mais positividade.

“Para mim, um dos ingredientes da felicidade é estar de bem com a sua vida em todos os âmbitos, seja meio social com os amigos, profissional com o trabalho, familiar com as pessoas que conhecem a sua essência, e relacionamentos afetivos com as pessoas que ama”, afirmou a publicitária.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: