Médicas avaliam se receita caseira ajuda a tratar gripe
Especialistas afirmam que preparos como chás, por exemplo, trazem maior conforto, porém tratamento deve ser com medicamento
Escute essa reportagem

A estação mais fria do ano chegou, facilitando a ocorrência de gripes e resfriados. Além de medicamentos para tratar o problema, receitas caseiras seriam uma opção para aliviar os sintomas? Especialistas ouvidas pela reportagem de A Tribuna esclarecem.
A infectologista Rubia Miossi explicou que preparos como chás, por exemplo, não ajudam a tratar gripes ou resfriados. “O que vai tratar esses sintomas são as medicações sintomáticas, analgésicos e antitérmicos, conforme prescrição médica ou farmacêutica”.
No entanto, explica a médica, esses preparos ajudam na hidratação e também a aquecer o corpo. “Se forem tomados com o medicamento, podem deixar a pessoa se sentindo menos mal, pois a bebida quente traz conforto ao aquecer o corpo. Conforto até para aquela dor que a pessoa está sentindo”.
A pneumologista Jessica Polese se manifestou de maneira similar. “Algumas substâncias em chás, como o guaco, que tem efeito expectorante, e limão e alho, que têm função bactericida, poderiam ajudar, de uma maneira natural, a combater os sintomas, mas não existem evidências científicas robustas de que ajudam de maneira efetiva”.
“O chá, porém, dá um aconchego quando a pessoa está se sentindo mal. Dá a impressão de aconchego para a pessoa dormir melhor. Aí sim ela vai conseguir curar as infecções de maneira melhor”, completou.

Mel e gengibre são ingredientes que não podem ficar de fora dessa bebida, orientou a médica.
Jessica ressalta ainda que, se o paciente tiver sintoma persistente, “não adianta ficar fazendo chá em casa”. Ele deve realmente recorrer à orientação médica.
Já a pneumologista Ciléa Victória Martins indicou uma receita que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por conta das vitaminas: uma colher de sopa de mel, salada de frutas de sua preferência, suco de laranja espremida, uma colher de chá de linhaça e uma colher de chá de aveia.
“Os sintomas só serão aliviados com medicação. Em caso de desconforto, dores no corpo e mal-estar, uma sopinha de legumes bem quentinha ajuda a dar alívio. Mas só avaliação médica pode ajudar mais, com medicamentos específicos”.
Dicas de Chá
Chá de laranja com gengibre
Ingredientes
2 xícaras (chá) de água
1 laranja
1 pedaço pequeno de gengibre
Modo de preparo
Descasque a laranja e reserve. Em uma panela, coloque a água e o gengibre para ferver. Quando começar a borbulhar, esprema o suco da laranja e jogue a casca, em seguida, na mistura. Tampe a panela, espere 10 minutos e coe.
Chá de mel e limão
Ingredientes
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de mel
1 xícara (chá) de água fervente
Modo de preparo
Em uma xícara de água fervente, adicione o mel e misture bem até ficar homogêneo. Em seguida, acrescente o suco do limão.
Chá de gengibre, limão e própolis
Ingredientes
1/2 litro de água
1/2 limão
1 rodela de gengibre
20 gotas de extrato de própolis
Modo de preparo
Retire a casca do limão (evite retirar a parte branca). Reserve a casca e descasque a pele da rodela de gengibre com uma colher. Em fogo médio, em uma panela acrescente a água, a casca de limão e o gengibre. Deixe ferver por 5 minutos e desligue o fogo. Tampe a panela e reserve por outros cinco minutos. Em seguida, adicione 20 gotas de extrato de própolis.
Chá de sabugueiro
Ingredientes
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de sabugueiro
Modo de preparo
Ferva a água e a planta de sabugueiro juntas.
Depois, basta aguardar 10 minutos, coar e beber.
Chá de abacaxi
Ingredientes
1 xícara (chá) de água
Suco de abacaxi
Modo de preparo
Aqueça a água e coloque em um recipiente, adicione três colheres de sopa do suco de abacaxi e duas colheres de sobremesa de mel. Beba ainda quente.
Fique por dentro
Por que mais casos de gripe e resfriados no frio?
A pneumologista Jessica Polesse explicou que as baixas temperaturas fazem com que as pessoas fiquem em lugares fechados por mais tempo. Por isso, ocorre a propagação de doenças infecciosas, como gripe, resfriado, pneumonia, meningite e até tuberculose.
Ela disse que, além disso, quando ocorre uma mudança brusca de temperatura – seja do quente para o frio ou do frio para o quente –, é como se ocorresse um “congelamento” no sistema imune.
Com isso, aquele espaço curto de tempo pode favorecer os vírus e as bactérias, que entram pela via aérea, a infectarem o indivíduo.
Uma boa alimentação evita gripes?
A pneumologista Carolina Strauss afirmou que a alimentação é um fator importante. Uma boa alimentação, rica em alimentos reguladores (frutas, legumes e verduras), além de um estilo de vida saudável, que contempla atividade física e exposição ao sol, ajudam a promover a saúde, inclusive melhorando a resposta do sistema imune a infecções.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários