ES anuncia vacina ACWY de reforço da meningite para bebês de um ano
O esquema de vacinação de meningite anterior em crianças era feito somente com a vacina Meningocócica C
Escute essa reportagem

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou que bebês com 12 meses de idade que já completaram o esquema primário de vacinação contra a meningite C vão passar a receber a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço em substituição à vacina meningocócica C.
A mudança passa a valer a partir desta terça-feira (1º), em cumprimento à determinação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
De acordo com a referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Secretaria da Saúde (Sesa), Danielle Grillo, a mudança traz maior proteção às crianças, que passam a receber a imunização de outros três sorogrupos da bactéria (A, W e Y). “É uma atualização que visa ampliar a proteção das crianças e a redução de casos da doença, uma vez que poderá prevenir casos de meningite bacteriana e infecção generalizada no sangue, a meningococcemia”, disse.
O esquema de vacinação de meningite anterior em crianças era feito somente com a vacina Meningocócica C.
A Sesa alerta que a atualização para a nova vacina não altera o esquema primário, que é feito com a primeira dose aos 3 meses de idade e a segunda dose aos 5 meses de idade com a Meningocócica C, mas apenas a dose de reforço, feita aos 12 meses de idade.
Crianças que perderam a oportunidade de receber o reforço aos 12 meses, podem recebê-lo até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Casos
Ainda de acordo com a Sesa, até o dia 21 de julho, foram registrados 491 casos suspeitos de meningite no Estado. Destes, 117 foram confirmados e 24 resultaram em óbitos por meningite, entre viral, bacteriana e fúngica. Em 2024, durante todo o ano, foram 719 suspeitos, 228 confirmados e 43 óbitos.
Até esta sexta-feira (27), segundo dados do sistema Vacina e Confia, a cobertura vacinal de meningite C é de 84,64%, com meta preconizada de 95%, para crianças menores de um ano. Em relação à vacina ACWY destinada à adolescentes de 11 a 14 anos, a cobertura é de 79,20%, com dados referentes de janeiro a maio. Para adolescentes a meta é de 80%. Os dados de 2025 são preliminares. Em 2024, o Espírito Santo alcançou a cobertura de 93,63% contra a meningite C em crianças. Em relação à cobertura da ACWY, foi de 83,61%.
Esquema vacinal contra a meningite a partir de 1º julho
3 meses de idade: D1 (Meningocócica C)
5 meses de idade: D2 (Meningocócica C)
12 meses de idade: Reforço (meningocócica ACWY)
11 a 14 anos de idade: meningocócica ACWY
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários