X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Mais vagas para psiquiatras e neurologistas pelo SUS no ES

Prefeituras e governo do Estado estão ampliando a oferta de atendimento por meio de parcerias, mutirões e com teleconsultas


Imagem ilustrativa da imagem Mais vagas para psiquiatras e neurologistas pelo SUS no ES
Consultas com neurologista e psiquiatra na rede pública terá oferta ampliada, reduzindo tempo de espera |  Foto: Freepik

Conseguir uma consulta com psiquiatras e neurologistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nem sempre é algo rápido, já que a demanda é grande e conta até com fila de espera. Para reduzir esse tempo, prefeituras e governo do Estado estão ampliando a oferta.

Vitória, por exemplo, anunciou uma novidade. Para garantir um atendimento mais rápido, o município publicou, na última quinta-feira, o edital de credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços em consultas em neurologia e psiquiatria, de forma presencial e/ou telemedicina.

Leia mais sobre Saúde

Com essa parceria, serão disponibilizadas 69.990 consultas por ano, sendo 37.321 em psiquiatria adulto e infantil e 32.669 em neurologia adulto e infantil através de um investimento de R$ 4,2 milhões, como destaca o prefeito Lorenzo Pazolini.

Na capital, a fila de espera para consulta com neurologista conta com 5.087 pacientes, enquanto para psiquiatra, 5.400.

“Hoje são ofertadas uma média de 5 mil consultas de neurologia por ano e cerca de 3.200 consultas de psiquiatria por ano, o que representa um grande salto na oferta de consultas, a exemplo do que estamos fazendo com outras especialidades”, descreve o prefeito de Vitória.

Os interessados em se credenciar para posterior prestação desses serviços deverão apresentar toda a documentação exigida, por meio de Protocolo Virtual, até as 23h59 do próximo dia 19.

Pazolini ressaltou ainda que os atendimentos ofertados também serão destinados a pacientes especiais, como crianças e adolescentes, a exemplo de quem tem autismo.

A previsão é de que o serviço comece a ser oferecido no primeiro semestre deste ano.

Em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde informou que foi feito o chamamento, via processo seletivo, para a contratação de mais psiquiatras para a rede.

Na Serra, a Secretaria de Saúde pontuou que a consulta com neurologista e psiquiatra também é ofertada durante o mutirão Serra + Saúde. A quarta edição, com data ainda a ser definida, deve acontecer em Feu Rosa.

Além das prefeituras, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que trabalha para ampliar a oferta de consultas em especialidades.

A Sesa realizou a contratação do serviço de teleconsultas em neuropediatria em dois hospitais: Hospital Estadual Infantil de Vitória e Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.


Saiba mais

Vitória

Edital

O município publicou na última quinta-feira o edital de credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços em consultas em neurologia e psiquiatria, de forma presencial e/ou telemedicina, inclusive para crianças e adolescentes.

Consultas

A parceria vai permitir a disponibilização de 69.990 consultas por ano, sendo 37.321 em psiquiatria e 32.669 em neurologia, com investimento de R$ 4,2 milhões.

No caso dos pacientes, incluindo aqueles que têm necessidades especiais, como autistas, a porta de entrada sempre é a unidade básica de saúde.

Credenciamento

Os interessados em se credenciar para prestar esses serviços deverão apresentar toda a documentação exigida, por meio de Protocolo Virtual, até as 23h59 do dia 19 de fevereiro de 2024.

Serra

Ambulatório

Mesmo não sendo responsabilidade do município, a Serra oferta no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames) consultas com profissionais especialistas, entre eles neurologista e psiquiatra.

Mutirões

A consulta com neurologista e psiquiatra também é ofertada durante o mutirão Serra + Saúde. A quarta edição, com data a ser definida, deve acontecer em Feu Rosa.

O Serra + Saúde já foi realizado em Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede.

A Secretaria de Saúde realiza ainda ao longo do ano diversos mutirões no Ames para ofertar consulta com diferentes especialistas, que podem incluir neuro e psiquiatra.

A previsão é de que a primeira ação de 2024 seja realizada ainda em fevereiro.

Cariacica

Novo profissional

A Secretaria de Saúde informou que já oferta consulta em neurologia adulto e até o mês de dezembro também ofertava consulta em psiquiatria adulto através de clínica credenciada pelo SUS.

No momento, a prefeitura aguarda novo profissional psiquiatra para credenciar e complementar a oferta.

O acesso consiste em o paciente ser atendido pelo médico na sua Unidade de Saúde de Referência, esse verificando a necessidade clínica da especialidade, irá solicitar no sistema a demanda.

Vila Velha

Caps

A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha informou que atualmente conta com psiquiatras atendendo nos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade e no Centro Municipal de Atenção Secundária (CEMAS), voltados para o público adulto e infantil.

Mais psiquiatras

Também fez chamamento, via processo seletivo, para a contratação de mais psiquiatras para atendimento na rede.

Governo do Estado

Ampliação

Atualmente, são ofertadas o total de 2.150 consultas em neuropediatria na rede estadual por mês e a Secretaria da Saúde (Sesa) informa que o governo trabalha para ampliar a oferta de consultas em especialidades.

Contratação

A Sesa realizou a contratação do serviço de teleconsultas em neuropediatria em dois hospitais: Hospital Estadual Infantil de Vitória (HINSG) e Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba).

No HINSG, são ofertadas 960 consultas mensais, com atendimento até mesmo aos sábados. No Himaba, são 950 consultas mensais. Em outras seis unidades, a Sesa oferta 240 consultas mensais.

Fonte: Prefeituras consultadas e governo do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: