Mais vagas para psiquiatras e neurologistas pelo SUS no ES
Prefeituras e governo do Estado estão ampliando a oferta de atendimento por meio de parcerias, mutirões e com teleconsultas
Escute essa reportagem
Conseguir uma consulta com psiquiatras e neurologistas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nem sempre é algo rápido, já que a demanda é grande e conta até com fila de espera. Para reduzir esse tempo, prefeituras e governo do Estado estão ampliando a oferta.
Vitória, por exemplo, anunciou uma novidade. Para garantir um atendimento mais rápido, o município publicou, na última quinta-feira, o edital de credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços em consultas em neurologia e psiquiatria, de forma presencial e/ou telemedicina.
Com essa parceria, serão disponibilizadas 69.990 consultas por ano, sendo 37.321 em psiquiatria adulto e infantil e 32.669 em neurologia adulto e infantil através de um investimento de R$ 4,2 milhões, como destaca o prefeito Lorenzo Pazolini.
Na capital, a fila de espera para consulta com neurologista conta com 5.087 pacientes, enquanto para psiquiatra, 5.400.
“Hoje são ofertadas uma média de 5 mil consultas de neurologia por ano e cerca de 3.200 consultas de psiquiatria por ano, o que representa um grande salto na oferta de consultas, a exemplo do que estamos fazendo com outras especialidades”, descreve o prefeito de Vitória.
Os interessados em se credenciar para posterior prestação desses serviços deverão apresentar toda a documentação exigida, por meio de Protocolo Virtual, até as 23h59 do próximo dia 19.
Pazolini ressaltou ainda que os atendimentos ofertados também serão destinados a pacientes especiais, como crianças e adolescentes, a exemplo de quem tem autismo.
A previsão é de que o serviço comece a ser oferecido no primeiro semestre deste ano.
Em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde informou que foi feito o chamamento, via processo seletivo, para a contratação de mais psiquiatras para a rede.
Na Serra, a Secretaria de Saúde pontuou que a consulta com neurologista e psiquiatra também é ofertada durante o mutirão Serra + Saúde. A quarta edição, com data ainda a ser definida, deve acontecer em Feu Rosa.
Além das prefeituras, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que trabalha para ampliar a oferta de consultas em especialidades.
A Sesa realizou a contratação do serviço de teleconsultas em neuropediatria em dois hospitais: Hospital Estadual Infantil de Vitória e Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha.
Saiba mais
Vitória
Edital
O município publicou na última quinta-feira o edital de credenciamento de pessoas jurídicas para prestação de serviços em consultas em neurologia e psiquiatria, de forma presencial e/ou telemedicina, inclusive para crianças e adolescentes.
Consultas
A parceria vai permitir a disponibilização de 69.990 consultas por ano, sendo 37.321 em psiquiatria e 32.669 em neurologia, com investimento de R$ 4,2 milhões.
No caso dos pacientes, incluindo aqueles que têm necessidades especiais, como autistas, a porta de entrada sempre é a unidade básica de saúde.
Credenciamento
Os interessados em se credenciar para prestar esses serviços deverão apresentar toda a documentação exigida, por meio de Protocolo Virtual, até as 23h59 do dia 19 de fevereiro de 2024.
Serra
Ambulatório
Mesmo não sendo responsabilidade do município, a Serra oferta no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames) consultas com profissionais especialistas, entre eles neurologista e psiquiatra.
Mutirões
A consulta com neurologista e psiquiatra também é ofertada durante o mutirão Serra + Saúde. A quarta edição, com data a ser definida, deve acontecer em Feu Rosa.
O Serra + Saúde já foi realizado em Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede.
A Secretaria de Saúde realiza ainda ao longo do ano diversos mutirões no Ames para ofertar consulta com diferentes especialistas, que podem incluir neuro e psiquiatra.
A previsão é de que a primeira ação de 2024 seja realizada ainda em fevereiro.
Cariacica
Novo profissional
A Secretaria de Saúde informou que já oferta consulta em neurologia adulto e até o mês de dezembro também ofertava consulta em psiquiatria adulto através de clínica credenciada pelo SUS.
No momento, a prefeitura aguarda novo profissional psiquiatra para credenciar e complementar a oferta.
O acesso consiste em o paciente ser atendido pelo médico na sua Unidade de Saúde de Referência, esse verificando a necessidade clínica da especialidade, irá solicitar no sistema a demanda.
Vila Velha
Caps
A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha informou que atualmente conta com psiquiatras atendendo nos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade e no Centro Municipal de Atenção Secundária (CEMAS), voltados para o público adulto e infantil.
Mais psiquiatras
Também fez chamamento, via processo seletivo, para a contratação de mais psiquiatras para atendimento na rede.
Governo do Estado
Ampliação
Atualmente, são ofertadas o total de 2.150 consultas em neuropediatria na rede estadual por mês e a Secretaria da Saúde (Sesa) informa que o governo trabalha para ampliar a oferta de consultas em especialidades.
Contratação
A Sesa realizou a contratação do serviço de teleconsultas em neuropediatria em dois hospitais: Hospital Estadual Infantil de Vitória (HINSG) e Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba).
No HINSG, são ofertadas 960 consultas mensais, com atendimento até mesmo aos sábados. No Himaba, são 950 consultas mensais. Em outras seis unidades, a Sesa oferta 240 consultas mensais.
Fonte: Prefeituras consultadas e governo do Estado.
Comentários