X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Hospital vai suspender atendimento a pacientes com câncer


O Hospital Santa Rita, localizado em Vitória, anunciou que irá suspender - a partir da próxima segunda-feira (27) - o atendimento a pacientes que necessitam de exames e tratamentos com radiofármacos e radioisótopos pela Medicina Nuclear. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (22).

Segundo a entidade, o atendimento a este público será afetado por conta da paralisação da produção dos medicamentos radiofármacos por parte do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), ligado ao Governo Federal. O instituto é responsável pela produção de 85% deste material que abastece hospitais e clínicas de diagnósticos por imagem em todo o país.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital vai suspender atendimento a pacientes com câncer
|  Foto: Julia Terayama / Arquivo AT/ 25/02/2013

Em seu site, o Ipen alega não ter verbas para a compra de insumos radioativos para a produção destes medicamentos. "O MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações esclarece que desde junho de 2021 vem trabalhando com o Ministério da Economia para a maior disponibilização de recursos para a produção de radiofármacos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), vinculado a esta pasta por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/MCTI). Para a recomposição do orçamento do Instituto, o Governo Federal por meio do MCTI está sensibilizando o Congresso Nacional pela votação e aprovação do PLN 16/2021 prevista para a próxima semana", diz a nota do Ministério.

O Santa Rita, por sua vez, reforça que "a suspensão afeta diretamente a realização dos exames de imagem e tratamento dos pacientes com câncer, a exemplo do iodo-131 utilizado na terapia da neoplasia diferenciada de tireoide". "O Hospital, junto com sociedades médicas, busca meios para a solução do problema e o retorno, o mais rápido possível, à plena atividade da Medicina Nuclear", diz a nota.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: