Login

Atualize seus dados

Hospital vai suspender atendimento a pacientes com câncer

22/09/2021 13:37:13 min. de leitura

O Hospital Santa Rita, localizado em Vitória, anunciou que irá suspender - a partir da próxima segunda-feira (27) - o atendimento a pacientes que necessitam de exames e tratamentos com radiofármacos e radioisótopos pela Medicina Nuclear. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (22).

Segundo a entidade, o atendimento a este público será afetado por conta da paralisação da produção dos medicamentos radiofármacos por parte do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), ligado ao Governo Federal. O instituto é responsável pela produção de 85% deste material que abastece hospitais e clínicas de diagnósticos por imagem em todo o país.

Imagem ilustrativa da imagem Hospital vai suspender atendimento a pacientes com câncer
Foto: Julia Terayama / Arquivo AT/ 25/02/2013

Em seu site, o Ipen alega não ter verbas para a compra de insumos radioativos para a produção destes medicamentos. "O MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações esclarece que desde junho de 2021 vem trabalhando com o Ministério da Economia para a maior disponibilização de recursos para a produção de radiofármacos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), vinculado a esta pasta por meio da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN/MCTI). Para a recomposição do orçamento do Instituto, o Governo Federal por meio do MCTI está sensibilizando o Congresso Nacional pela votação e aprovação do PLN 16/2021 prevista para a próxima semana", diz a nota do Ministério.

O Santa Rita, por sua vez, reforça que "a suspensão afeta diretamente a realização dos exames de imagem e tratamento dos pacientes com câncer, a exemplo do iodo-131 utilizado na terapia da neoplasia diferenciada de tireoide". "O Hospital, junto com sociedades médicas, busca meios para a solução do problema e o retorno, o mais rápido possível, à plena atividade da Medicina Nuclear", diz a nota.