X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Hospitais de Vitória e Serra vão atender pacientes infectados com coronavírus

| 30/01/2020 09:36 h

As vagas para o hospital Dr. Jayme Santos Neves são para técnico de enfermagem, técnico de imobilização ortopédica, entre outros
As vagas para o hospital Dr. Jayme Santos Neves são para técnico de enfermagem, técnico de imobilização ortopédica, entre outros |  Foto: Divulgação - Sesa/ES

Dois hospitais do Estado foram selecionados para atender casos de infecção pelo coronavírus, doença que já causou a morte de 170 pessoas na China. Pelo menos nove casos estão sendo investigados no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Espírito Santo é o único estado do Sudeste em que não há casos em investigação. Apesar disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou um plano para evitar a transmissão da doença e selecionou dois hospitais como referência: o Jayme dos Santos Neves, na Serra, e o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória.

De acordo com a Sesa, as unidades foram escolhidas pelos especialistas por ter o melhor perfil para esse tipo de atendimento, com os melhores recursos. Os hospitais serão utilizados em caso de notificação suspeita no Espírito Santo. A vinda de pacientes de outros estados está descartada no momento.

“Temos hospitais de referência, com ampla capacidade de atendimento, que seguem protocolos do plano de contingência alinhado às realidades de cada estado do País”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.

Na noite de quarta-feira (29), o Ministério da Saúde chegou a divulgar que o Espírito Santo possuía 15 hospitais de referência, o que colocaria o Estado com maior número de unidades no País. No entanto, a Sesa ressaltou que a informação está errada e vai entrar em contato com o governo federal para correção.

A Sesa realiza hoje uma reunião com representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a fim de preparar um plano para evitar a transmissão da doença. Na reunião, serão elencadas as diretrizes relacionadas à doença e, assim, estabelecidas ações imediatas de prevenção e também de controle no Estado.

Os detalhes do Plano Estadual de Enfrentamento e Controle devem ser divulgados após esse encontro.

Coronavírus

O que é?

  • É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China.
  • Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

O que causa?

  • Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum.
  • Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a síndrome respiratória aguda grave (SARS), identificada em 2002, e a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.O novo surto foi denominado 2019-nCoV.

Qual é a definição de caso suspeito?

  • Febre, acompanhada de sintomas respiratórios, além de atender a uma das duas seguintes situações:
  • 1 Ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para área de transmissão local , no caso, toda a China.
  • 2 Ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas.

Fonte: Ministério da Saúde.

Veja mais:

Filipinas confirma primeiro caso e é 19º país com caso de coronavírus

Japão confirma casos de infecção por coronavírus sem sintomas no país

"Porteiro do prédio mede a nossa temperatura", diz brasileira na China

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS