X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

"Dia D" de vacinação acontece neste sábado em todo Estado


O “Dia D” de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos será realizado neste sábado (17), nas 493 salas de vacinação dos 78 municípios do Estado.

A campanha que começou no dia 5 de outubro e termina no dia 30 têm como objetivo a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil, a diminuição da incidência das doenças imunopreveníveis, além de contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças. 

Imagem ilustrativa da imagem "Dia D" de vacinação acontece neste sábado em todo Estado
Criança recebe vacina: imunização é necessária, diante da situação epidemiológica do sarampo, febre amarela e coqueluche |  Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil



Para a vacinação contra poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. A meta é vacinar 95% deste público, com estimativa de imunizar pelo menos 194.056 das 204.269 crianças do Espírito Santo.

Já para a multivacinação, o objetivo é imunizar a população não vacinada ou com esquemas incompletos, menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) de acordo com o calendário.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria da Saúde, Danielle Grillo, ressaltou a importância de a população procurar os serviços de vacinação, mesmo com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

“A vacina é de extrema importância para mantermos as crianças e adolescentes protegidos. É importante esclarecer aos pais e responsáveis que os serviços de vacinação estão orientados quanto às medidas de prevenção contra a Covid-19, e que é imprescindível a adesão à Campanha para garantirmos altas e homogêneas coberturas vacinais”.

Dados Campanhas Poliomielite e de Multivacinação
Até esta quarta-feira (14), foram vacinadas 18.819 crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a Poliomielite, com uma cobertura vacinal de 9,21%. Em relação à Campanha de Multivacinação, foram vacinadas 28.212 crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).

Vacinação indiscriminada contra o sarampo para adultos
A Campanha de Vacinação indiscriminada contra o sarampo para adultos de 20 a 49 anos vai até o próximo dia 30 de outubro.

“É uma oportunidade aos pais e responsáveis, que forem levar as crianças para o dia “D”, que também possam se vacinar contra o sarampo”, orientou a coordenadora.

A coordenadora destacou que a vacina contra o sarampo deverá ser administrada na faixa etária preconizada (20 a 49 anos), independentemente da situação vacinal. “Mesmo que esses adultos tenham esquema completo de vacinação contra o sarampo devidamente comprovado no cartão de vacina, deverão receber uma dose adicional”, disse.


LOCAIS E HORÁRIOS DE VACINAÇÃO 


Vitória

> A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória informa que até quarta-feira (14) foram aplicadas 1335 doses de vacinação contra a poliomielite no município;
> Horário: 8 às 17 horas;
> Locais:  Unidades de Saúde de Consolação, Jabour, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Ilha das Caieiras, Maria Ortiz, Maruípe, Nova Palestina, Praia do Suá, Santa Luíza, Santa Marta, Santo André e Vitória.

Serra

A Secretaria Municipal de Saúde da Serra informa que já foram avaliadas e atualizadas 7.947 cadernetas de vacinação. Ao todo, 15.960 doses foram aplicadas nas campanhas de pólio e multivacinação até o momento no município;
> Horário: 8 às 16 horas;
Locais: Unidade Básicas - Planalto Serrano A, São Marcos, Barcelona, Eldorado, Nova Carapina II, Porto Canoa, Taquara I, Parque Residencial Laranjeiras, Vila Nova de Colares, Bairro de Fátima, Carapina Grande, Central Carapina, Jardim Carapina, Jardim Tropical, José de Anchieta, Chácara Parreiral, Manguinhos, Oceania, Nova Almeida. 
Unidades Regionais de Saúde - Feu Rosa, Jacaraípe, Novo Horizonte, Boa Vista, Serra Dourada, Serra-Sede.

Cariacica

> A Secretaria Municipal de Saúde de Cariacica informa que público estimado em Cariacica é de 21.852 crianças. Até o momento, foram aplicadas 1.375 doses, o que corresponde a 6,29% do total;
> Horário: 8 às 16 horas ;
> Locais: Pronto Atendimento de Flexal II e também nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Bela Aurora, Cariacica Sede, Itaquari, Nova Rosa da Penha II, Operário, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Fé e Vila Graúna;
> É preciso apresentar o cartão de vacinação.

Vila Velha

> A Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha informa que até o momento, foram vacinadas 1763 crianças contra a poliomielite, atingindo a marca de 15% de menores imunizados em todo o município. Já para a multivacinação, foram aplicadas mais de 3 mil doses de vacina;
> A meta é atender mais de 86 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos até o dia 30/10. Já a vacinação contra poliomielite tem como propósito a imunização de quase 12 mil crianças do município;
> Horário: 8 às 17 horas;
> Locais: US Vale Encantado,  USF Ponta da Fruta, US Jardim Marilândia, USF Ibes, US Santa Rita, USF Terra Vermelha, US Coqueiral de Itaparica, USF Araçás, USF Ulysses Guimarães, US Paul, US São Torquato, US Jaburuna, USF Barramares, USF Barra do Jucu, US Jardim Colorado, US Dom João Batista, US Vila Nova, UAPS Vila Batista.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: