X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Dentistas fazem alerta para desafio no TikTok de lixar os dentes


Imagem ilustrativa da imagem Dentistas fazem alerta para desafio no TikTok de lixar os dentes
Desafio de lixar o dente |  Foto: Reprodução/ TikTok

O novo desafio que ganhou o TikTok, rede social de vídeos bastante usada por adolescentes do mundo todo, pode causar danos a saúde a curto e longo prazo.

A “brincadeira” consiste em passar uma lixa de unhas nos dentes e viralizou até fora do Brasil. A cirurgiã-dentista Margareth Pandolfi explica que fazer isso pode produzir um desgaste excessivo, que possibilita o comprometimento da digestão dos alimentos, a estética do rosto e até provocar dores em diversas partes do corpo.

“O dente não é um elemento separado e único. É parte de um sistema e tem íntima ligação com o esôfago, estômago e intestino. É como uma engrenagem”, afirmou.

A dentista explicou que lixar é uma agressão ao dente e pode trazer prejuízo para a articulação da boca, alterando a mordida e podendo provocar dor de cabeça de ouvido, de dente e até bruxismo. Também podem aparecer aftas, úlceras e azia.

“Além disso, o nervo pode inflamar e precisar de um canal. Também podem aparecer fraturas dentárias e cáries”, explicou Margareth.

A dentista destacou que cada dente é essencial e tem uma função específica, por isso um dano pode comprometer tanto o funcionamento do corpo.

“Existem pequenas reabilitações, mas não dá pra reparar na mesma proporção”, completou a dentista.

A dentista Karin Tonini enfatizou que o ato de lixar pode desgastar o esmalte do dente, causando sensibilidade com quente e frio, choque elétrico ao mastigar e até alteração na cor.

“O esmalte é uma camada protetora do dente. Sem ela o dente fica mais vulnerável, possibilitando a entrada de bactérias. Ele também pode ficar mais amarelado ou acastanhado. O esmalte nunca mais é recuperado”, contou a dentista.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: