X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Dentistas fazem alerta para desafio no TikTok de lixar os dentes

| 16/10/2020 18:36 h

Desafio de lixar o dente
Desafio de lixar o dente |  Foto: Reprodução/ TikTok
O novo desafio que ganhou o TikTok, rede social de vídeos bastante usada por adolescentes do mundo todo, pode causar danos a saúde a curto e longo prazo.

A “brincadeira” consiste em passar uma lixa de unhas nos dentes e viralizou até fora do Brasil. A cirurgiã-dentista Margareth Pandolfi explica que fazer isso pode produzir um desgaste excessivo, que possibilita o comprometimento da digestão dos alimentos, a estética do rosto e até provocar dores em diversas partes do corpo.

“O dente não é um elemento separado e único. É parte de um sistema e tem íntima ligação com o esôfago, estômago e intestino. É como uma engrenagem”, afirmou.

A dentista explicou que lixar é uma agressão ao dente e pode trazer prejuízo para a articulação da boca, alterando a mordida e podendo provocar dor de cabeça de ouvido, de dente e até bruxismo. Também podem aparecer aftas, úlceras e azia.

“Além disso, o nervo pode inflamar e precisar de um canal. Também podem aparecer fraturas dentárias e cáries”, explicou Margareth.

A dentista destacou que cada dente é essencial e tem uma função específica, por isso um dano pode comprometer tanto o funcionamento do corpo.

“Existem pequenas reabilitações, mas não dá pra reparar na mesma proporção”, completou a dentista.

A dentista Karin Tonini enfatizou que o ato de lixar pode desgastar o esmalte do dente, causando sensibilidade com quente e frio, choque elétrico ao mastigar e até alteração na cor.

“O esmalte é uma camada protetora do dente. Sem ela o dente fica mais vulnerável, possibilitando a entrada de bactérias. Ele também pode ficar mais amarelado ou acastanhado. O esmalte nunca mais é recuperado”, contou a dentista.
 

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS