X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Dentistas explicam os sinais do câncer de boca

Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas e rouquidão devem ser observados


Imagem ilustrativa da imagem Dentistas explicam os sinais do câncer de boca
A cirurgiã-dentista Larissa Pavesi destaca que o câncer de boca em fase inicial não causa dor |  Foto: Leone Iglesias/AT

O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno que atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato e a língua).

O diagnóstico precoce é o fator principal para cura da doença, o que representa 95% de chance. Quando o paciente apresenta algum sintoma, como dor ou dificuldade de mover a língua, a chance de cura cai para 45%, de acordo com o Ministério da Saúde.

De acordo com a periodontista e diretora clínica do Instituto Odontológico IOS, Marlei Bonella, o diagnóstico precoce é difícil.

“No início, normalmente, não dá para diagnosticar. Só depois que as manchas ficam mais evidentes, ou os nódulos maiores, que o paciente se dá conta. O correto e o melhor meio de prevenção contra o câncer bucal é fazer as consultas ao dentista de seis em seis meses”, alerta a especialista.

Marlei Bonella destaca que o dentista avalia dentes, gengivas, língua, bochechas e pode diagnosticar quaisquer alterações.

Imagem ilustrativa da imagem Dentistas explicam os sinais do câncer de boca

Segundo a especialista em implantodontia, mestre e doutora em periodontia Roberta Batitucci, entre os sintomas estão lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias.

“Há ainda manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca) e mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente”, observa.

Imagem ilustrativa da imagem Dentistas explicam os sinais do câncer de boca

A cirurgiã-dentista Larissa Pavesi destaca que o câncer de boca em fase inicial não causa dor. “Quando o paciente começa a sentir um incômodo, uma dor, já está numa fase bem avançada”, afirma.

Um dos fatores que causa o câncer de boca é a exposição solar sem proteção por atingir os lábios, segundo a especialista.

“Entre os mais afetados pela doença estão homens acima de 50 anos, fumantes e alcoolistas”, destaca Larissa Pavesi.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os números para cada ano do triênio de 2023 a 2025, são de 15.100 casos, correspondendo ao risco estimado de 6,99 por 100 mil habitantes, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres.

Sintomas

• Feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam.

• Manchas ou placas avermelhadas ou esbranquiçadas na boca.

• Sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da boca.

• Nódulos (caroços) no pescoço.

• Rouquidão persistente.

• Dificuldade para falar, mastigar ou engolir.

Diagnóstico

Na maioria dos casos é uma doença silenciosa. Na situação de apresentar feridas o paciente pode ter dor ao se alimentar.

Dificilmente o paciente tem a percepção do que é o padrão de normalidade na cavidade bucal, geralmente só consegue detectar quando a lesão começa a incomodar, o que acontece quando ela já apresenta uma maior gravidade.

Por isso, especialistas recomendam comparecer a uma consulta com dentista de seis em seis meses.

Causas

Consumo de álcool e tabagismo e exposição aos raios solares sem proteção.

Prevenção

• Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas.

• Dieta rica em alimentos saudáveis.

• Boa higiene oral.

Os tumores na boca são os tipos mais comuns de câncer de cabeça e pescoço no Brasil, segundo a especialista Roberta Batitucci.

Cura

A cirurgiã-dentista Larissa Pavesi destaca que, se diagnosticado precocemente, o câncer de boca tem 95% de chance de cura. A chance de cura cai para 45% se o diagnóstico for tardio, de acordo com o Ministério da Saúde.

Fonte: Especialistas e Ministério da Saúde.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: