Crianças vão vacinar contra a poliomielite no ES
Expectativa é de que mais de 200 mil crianças sejam vacinadas no ES
Escute essa reportagem
Entre a próxima segunda-feira (27) e 14 de junho, pais e responsáveis terão a oportunidade de reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a poliomielite.
A data marca a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em todo Espírito Santo, com doses disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todos os 78 municípios.
No Espírito Santo, a expectativa é de que 202.910 crianças de 1 ano a menores de 5 anos possam receber a dose de forma indiscriminada e 52.165 crianças menores de 1 ano recebam a dose de forma seletiva, totalizando o público de 255.075 crianças menores de 5 anos.
As crianças menores de 1 ano de idade serão vacinadas conforme a situação do esquema primário, já as de 1 ano a menores de 5 anos poderão ser vacinadas com a vacina oral poliomielite, desde que já tenham recebido o esquema primário.
A Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite é uma estratégia que objetiva conter o risco de reintrodução do poliovírus, alcançar alta e homogênea cobertura vacinal e manter o País livre da doença.
O Brasil recebeu a classificação de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) em 2023, em virtude das coberturas vacinais recentes e dos indicadores de vigilância epidemiológica.
A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.
A vacina contra a poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.
Os números
- 255.075 crianças devem ser vacinadas
- 3 doses tem a vacina contra poliomielite
Comentários