X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Crianças vão vacinar contra a poliomielite no ES

Expectativa é de que mais de 200 mil crianças sejam vacinadas no ES


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Crianças vão vacinar contra a poliomielite no ES
Criança recebe a imunização |  Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Entre a próxima segunda-feira (27) e 14 de junho, pais e responsáveis terão a oportunidade de reforçar a proteção das crianças menores de cinco anos contra a poliomielite.

A data marca a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em todo Espírito Santo, com doses disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todos os 78 municípios.

No Espírito Santo, a expectativa é de que 202.910 crianças de 1 ano a menores de 5 anos possam receber a dose de forma indiscriminada e 52.165 crianças menores de 1 ano recebam a dose de forma seletiva, totalizando o público de 255.075 crianças menores de 5 anos.

As crianças menores de 1 ano de idade serão vacinadas conforme a situação do esquema primário, já as de 1 ano a menores de 5 anos poderão ser vacinadas com a vacina oral poliomielite, desde que já tenham recebido o esquema primário.

A Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite é uma estratégia que objetiva conter o risco de reintrodução do poliovírus, alcançar alta e homogênea cobertura vacinal e manter o País livre da doença.

O Brasil recebeu a classificação de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) em 2023, em virtude das coberturas vacinais recentes e dos indicadores de vigilância epidemiológica.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.

A vacina contra a poliomielite é composta por três doses aos 2, 4 e 6 meses de vida, além das doses de reforço aos 15 meses e 4 anos de idade.

Os números

- 255.075 crianças devem ser vacinadas

- 3 doses tem a vacina contra poliomielite

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: