Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Rose de Freitas fez teste de Covid-19

| 23/03/2020, 07:19 07:19 h | Atualizado em 23/03/2020, 07:24

A senadora Rose de Freitas, que desde 2019 enfrenta uma luta com sua saúde, passou por mais um susto na semana passada. Em São Paulo, onde concluiu o tratamento contra riquétsia – doença transmitida pelo carrapato –, a senadora teve sintomas de gripe e febre, e fez o teste de coronavírus.

“Eu tinha acabado de terminar o tratamento de uma doença grave, fui curada, e aí me vi gripada e com febre. Eu me desesperei, porque eu tenho uma mãe com 96 anos e vizinhos velhinhos (choro). Fiz o teste e fiquei toda essa semana esperando. Hoje (sexta-feira) saiu o resultado, graças a Deus deu negativo. Estou voltando pra casa”, disse Rose, muito emocionada.

E Rose volta não só para o Estado, mas também para o cargo de senadora, a partir do dia 26. “Se o médico me liberar, estou pronta para voltar. Se bem que não me ausentei dos debates nesse período”, disse Rose, que está de licença há 4 meses.

Adiamento da eleição

Uma das bandeiras que a senadora Rose de Freitas vai levantar é o adiamento das eleições, mas não para coincidir com a eleição presidencial. “Eleição tem custo. Sou a favor que todo recurso que iria para a eleição seja direcionado para a Saúde. Se em setembro ainda estaremos na pandemia, como ter eleição em outubro? Pode ser adiada para dezembro”.

Secretários pressionam

O secretário de Estado da Fazenda, Rogélio Pegoretti, e todos os secretários da pasta no País, assinaram uma carta cobrando do governo federal socorro financeiro aos estados para lidar com a crise do coronavírus. O Comitê Nacional dos Secretários (Comsefaz) pediu repasse R$ 15 bilhões/mês para conter rombo na arrecadação e para ações emergenciais.

Um alívio para as mães

O deputado Lorenzo Pazolini protocolou projeto de lei complementar que prevê que a licença-maternidade de mães internadas, ou com bebês internados, passe a contar somente a partir da alta hospitalar. O STF deu decisão liminar sobre o tema recentemente, o que pode fazer mudar a lei capixaba.

Ales vai fazer sessão on-line

O governador deve protocolar até terça-feira (24) quatro projetos – entre eles o que decreta o estado de calamidade pública no Estado – para votação na Assembleia.

O presidente da Ales, Erick Musso, está com sua equipe de TI fazendo os últimos ajustes para que a sessão, a princípio marcada para quarta-feira (25), seja on-line, assim como foi no Senado. Muitos deputados fazem parte do grupo de risco.

Luiz Paulo de volta às urnas?

O ex-prefeito de Vitória Luiz Paulo Vellozo Lucas (Cidadania) – que desistiu de concorrer ao cargo de prefeito em 2016 – pode voltar às urnas em 2020. “Estou refletindo sobre essa possibilidade”. E, ainda, pode voltar ao seu antigo partido, o PSDB: “É possível”, avaliou. O PP também está interessado em abrigar o ex-prefeito. Luiz Paulo é presidente do Instituto Jones dos Santos Neves e teria que deixar o posto até início de abril para concorrer.

GALERIA

Olhar para o campo

O deputado Marcos Garcia, após ser procurado por produtores rurais, pediu ao governador que permita a abertura de lojas de insumos agrícolas. Alegou que quem produz os alimentos no campo poderia parar.

Fake news do bem?

Não se sabe quem criou, mas está circulando nas redes sociais uma mensagem falsamente atribuída ao governo federal de que irá cortar a aposentadoria de quem sair às ruas durante a crise do coronavírus.

Em Laranja da Terra...

O vereador de Laranja da Terra Gilson Gomes Filho trocou o PMB pela Rede e vai disputar a prefeitura do município. Sua mãe, Sandra Gomes, também é filiada à Rede.

#conhecereis a verdade...

Começou uma campanha nas redes sociais para que o presidente Jair Bolsonaro mostre o resultado dos exames que fez para coronavírus. Ele afirma que dois testes deram negativo, mas 22 pessoas que estiveram com ele estão infectadas.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: