Relógio é desligado e prefeitura perde doses de vacina contra covid
Escute essa reportagem

Vacinas contra a Covid-19 e contra outras doenças, testes para detectar o coronavírus, testes do pézinho, coletas de sangue e medicamentos foram perdidos em Rio Bananal, no Norte do Estado.
A prefeitura acredita na hipótese de que vândalos teriam desligado a energia elétrica do local onde as doses são aplicadas. A palavra "coronavírus" foi escrita no relógio.
Estavam armazenadas no local 133 doses da Coronavac, segundo a prefeitura.
Mais de 50 kits de testes de Covid-19 foram perdidos e serão devolvidos ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen).
A coordenadora de imunização, Márcia Venturim, contou que, às 5h30 desta quinta-feira (18), uma profissional da limpeza ligou para ela informando que o prédio estava sem energia.
“Imediatamente eu vim para o prédio e vi que as geladeiras (onde os produtos são armazenados) estavam desligadas. Fui na Polícia Militar e fiz um boletim de ocorrência”, contou em vídeo publicado nas redes sociais do município.
A coordenadora relatou ainda que os trabalhadores da saúde receberiam a segunda dose do imunizante contra a Covid-19 nesta quinta. A situação foi passada para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Por meio de nota, a Sesa informou que "a coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Doenças Imunopreveníveis informa que o município é orientado a proceder a separação das doses e as manter em temperaturas adequadas (entre +2 a +8ºC). O município deve preencher um formulário sobre o episódio que será remetido ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para avaliação. Os parâmetros de estabilidade da vacina serão avaliados pelo INCQS sobre o uso ou não dos imunobiológicos. Enquanto estão sob análise do INCQS, a Sesa possui reserva técnica para suprir o município".
Segundo o boletim divulgado pela prefeitura no dia 12, 329 pessoas haviam recebido a vacina contra o coronavírus. Mais de 240 eram trabalhadores da saúde e 88 eram idosos com mais de 90 anos.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que "a Delegacia de Polícia de Rio Bananal já iniciou diligências para apurar o fato. Policiais civis estão no local levantando informações e a perícia já foi acionada. Ainda não há outras informações que possam ser divulgadas.
A Polícia Civil destaca que a população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas".
Novas doses
A Sesa foi informada pela prefeitura do ocorrido e vai enviar novas doses do imunizante contra o coronavírus. De acordo com o município, a previsão de chegada é nesta sexta-feira (19).
As 133 doses perdidas pela falta de energia seriam aplicadas nos trabalhadores da saúde que já haviam recebido a primeira dose.
Comentários