X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

RADAR ECONÔMICO SERRA

Logística, infraestrutura e o papel das parcerias na Serra

Planejamento urbano e ambiental do município da Serra viabiliza o crescimento e a atração de novos empreendimentos

Logística, infraestrutura e o papel das parcerias na Serra


          Imagem ilustrativa da imagem Logística, infraestrutura e o papel das parcerias na Serra
Trecho da Rodovia ES-115, que liga Jacaraípe a Nova Almeida, na Serra: obra do governo do Estado contou com investimento de R$ 228 milhões, em um trecho de 8,5 quilômetros de extensão, que conecta polos industriais da Serra aos de Aracruz, abrindo uma nova frente de desenvolvimento para a região |  Foto: Divulgação

O município da Serra tem investido em grandes obras de mobilidade, que contribuem para tornar a cidade ainda mais atrativa para receber novos empreendimentos.

Os desafios de fornecer infraestrutura para a cadeia produtiva são muitos, de acordo com o secretário municipal da Fazenda, Henrique Valentim. Por outro lado, a pressão pela melhoria dos serviços públicos é grande.

“A cidade da Serra tem uma população bastante dependente do poder público. Por exemplo, 80% usam saúde pública municipal e, no meio dessa pressão para o serviço, a gente também tem essa necessidade de melhorar a infraestrutura, porque a gente sabe que o caminho para trazer desenvolvimento econômico é através desse investimento.”

Nesse ciclo de que é preciso gerar desenvolvimento econômico para aumentar a receita do município, surgem as parcerias, principalmente com o governo estadual.

“Temos obras viárias importantes que estão sendo viabilizadas por meio de parceria com o governo do Estado, como o contorno de Jacaraípe, o contorno de São Domingos e a Avenida Mestre Álvaro. O governo do Estado tem atuado fortemente e isso ajuda o escoamento da produção”, ressalta Henrique.

Ademais, o Plano Diretor Municipal Sustentável, atualizado em 2023, e a aprovação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, além de trazerem regras claras para instalação de atividades, trouxeram também um planejamento urbano e ambiental que viabiliza o crescimento e a atração empresarial.

Esses planos trazem índices urbanísticos que potencializam as atividades, áreas ambientais demarcadas com clareza e projetos viários estabelecidos, tornando claro aos investidores os principais eixos de desenvolvimento preconizados a curto, médio e longo prazos.

O Plano Diretor Municipal, por exemplo, ganhou destaque nacional por ter tido uma redução significativa no número de artigos em sua revisão de 2023. A quantidade caiu de 395 para 71. Trazendo mais segurança jurídica para quem quer empreender na cidade.

Parceria

Idalberto Moro, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) e da Federação do Comércio, lembra que, nos últimos 24 anos, o Espírito Santo teve alternância entre dois governos, onde a parceria foi construída a muitas mãos e continuadas.

“Os segmentos distribuidor, e-commerce e comércio exterior foram promovidos com benefícios e isso fez com que grandes empresas viessem para o Estado, e encontraram na Serra um território com condições para se instalarem.”

Crédito 

Equilíbrio fiscal e contabilidade pública


          Imagem ilustrativa da imagem Logística, infraestrutura e o papel das parcerias na Serra
Henrique Valentim, secretário da Fazenda da Serra |  Foto: Divulgação

“Além de ter equilíbrio fiscal, a Serra tem a melhor contabilidade pública do Estado, a melhor contabilidade pública do Sudeste, e a melhor do Brasil entre as cidades com mais de 100 mil habitantes e não capitais”, afirma Henrique Valentim, secretário da Fazenda da Serra.

O município também está classificado como nota Capag (Capacidade de pagamento) A+ do Tesouro Nacional.

“Isso é fruto de transparência, e transparência gera segurança. Então nós conseguimos acesso a crédito para fazer operações com um pouco mais de agilidade do que outras cidades. Dessa forma, a gente consegue fazer esse equilíbrio entre os serviços que têm que ser prestados para a população e usar parte do orçamento para investimento em grandes obras de mobilidade, por exemplo”, explica Henrique.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: