Pódio
Coluna foi publicada nesta segunda-feira (15)
Escute essa reportagem
A saída de Flávio Dino do Ministério da Justiça deixará em aberto 47 requerimentos de deputados federais de convocação para que ele preste depoimento na Câmara sobre diversos temas. Dino é o campeão disparado entre os ministros no ranking de convocações por parlamentares, quase todos bolsonaristas. Isso se deve à amplitude de temas da pasta que ainda comanda e ao seu estilo combativo e debochado, com muitas frases de efeito e provocações.
Lista
Do total, 12 tratam dos encontros mantidos em 2023 por dirigentes da pasta com a mulher de um líder do Comando Vermelho preso no Amazonas. Depois, aparecem nove pedidos ligados a supostas falhas do Executivo sobre os ataques de 8 de janeiro. Há também pedidos de temas como ações do MST e armas. Dino, no entanto, não terá tempo de atender às demandas. Ele ficará até o final deste mês no ministério, e em fevereiro vai para o STF.
Daqui...
A gestão Ricardo Nunes (MDB) remanejou R$ 655 milhões para serviços de limpeza urbana na cidade de São Paulo em meio aos alagamentos, vias bloqueadas, árvores caídas e milhares sem energia causados pelas fortes chuvas. A Secretaria da Fazenda diz que a medida, tomada na sexta (12), não tem relação com a crise.
... Para lá
Os recursos foram retirados dos orçamentos de áreas como esporte, infraestrutura, meio ambiente e saúde. O remanejamento chama a atenção por ocorrer menos de um mês após a Câmara municipal ter aprovado o orçamento enviado pela gestão.
Na mira
Membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, buscaram representantes do governo Lula para dizer que estão sendo alvo de fake news enviadas por grupos bolsonaristas no WhatsApp sobre suposta remuneração por participar do grupo.
Bolso
A notícia falsa diz que os membros do conselho recebem salário, mas o decreto que criou o grupo diz que a participação dos membros em suas atividades não é remunerada.
Cadeira
O segundo maior bloco da Câmara, que reúne MDB, PSD, Republicanos e Podemos, deve ser mantido neste ano, segundo membros das siglas. Ele reúne 144 deputados, dos 513 da Casa.
Futuro
Essa aliança pode ser um fator importante na sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Casa em 2025. Até o momento, despontam como candidatos três membros do bloco: Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL). Líderes não descartam uma candidatura única do grupo, mas dizem que isso ainda não foi tratado.
Agenda
O presidente do PSDB, Marconi Perillo, marcou para 18 de fevereiro a convenção estadual do partido em SP, para regularizar a situação da sigla. A data é um meio-termo entre o que queria Perillo (começo de fevereiro) e o que pleiteava o presidente do diretório estadual, Paulo Serra (março).
Milhas
O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) diz que conversou com o Papa Francisco sobre o padre Júlio Lancellotti, que tem sofrido uma série de ataques e deverá ser investigado pela CPI das ONGs na Câmara Municipal de São Paulo. Tatto e outros petistas tiveram uma audiência com o Papa, no Vaticano. Em resposta, o pontífice disse que está rezando pelo padre e pediu para que Tatto lhe transmitisse um abraço.
Clique
O site Repositório Digital para Construção do Museu da Democracia, lançado pelo governo Lula na segunda (08) na esteira das iniciativas de um ano do 8/1, registrou 6.766 acessos até sexta (12).
Comentários